Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/11/2009
Ciclismo

Liberado para qualquer idade e praticamente todas as condições físicas, o ciclismo é recomendado para quem quer perder peso, desenvolver a massa muscular, o equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. O esporte é comparado pelos especialistas com a natação, por ser um exercício de baixo impacto e não agredir articulações e músculos, com a vantagem de não causar danos ao sistema auditivo, causados pelo contato freqüente da água em pessoas predispostas.

Lembre-se sempre: são necessários cuidados básicos ao pedalar, como respeitar as leis de trânsito, escolher lugares adequados e utilizar equipamentos de segurança, como o capacete. Respeitadas essa regras, para obter um bom resultado físico também é fundamental escolher a bicicleta certa. Isso vai variar segundo a configuração física de cada ciclista e, de maneira prática, significa se sentir confortável e seguro sobre o selim. Conseguir tocar o chão com os pés e não ter de ficar com as costas arqueadas sobre o guidão, o que provoca dores, é o mínimo necessário.

Para quem vai se aventurar na prática de mountain bike ou em terrenos muito acidentados, é recomendável escolher modelos de bicicleta com sistema de amortecedores dianteiro e traseiro, senão o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro e os trancos recebidos nas rodas da "magrela" vão ser transferidos para as articulações dos braços e das pernas.

Agressão à próstata

Aliás, o próprio ajuste do selim é um fator a ser levado em conta. Há estudos que apontam uma possível ligação entre uma posição inadequada ao pedalar e problemas da próstata. A explicação estaria na pressão exercida sobre a região durante longos períodos. A recomendação dos especialistas é a de manter sempre o selim posicionado horizontalmente, paralelo ao chão, sem incliná-lo para trás ou para frente (com o "bico" do selim para o alto ou para baixo).

Ajuda também a prevenir possíveis problemas a utilização de selins de gel ou outro material maleável. De qualquer forma, é importante reafirmar que não existe comprovação científica definitiva ligando problemas na próstata e o uso da bicicleta.

Finalmente, é importante para quem pretende iniciar a prática do ciclismo passar por uma avaliação física e monitorar seus avanços no esporte, como é recomendável em qualquer prática esportiva regular. Como exemplo, basta lembrar que o ciclismo desenvolve mais a região inferior da musculatura (as pernas), apesar de fortalecer também braços e costas.

Em casos extremos, a hipertrofia das pernas, sem um avanço na musculatura das costas e na flexibilidade, acaba causando dores e problemas lombares..

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Atividade física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas