Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

22/05/2006
Caminhada, uma atividade fácil de fazer

Uma atividade simples, segura e capaz de fazer você se sentir bem. Ela é fácil de fazer, com baixo custo e não precisa de hora marcada previamente, nem lugar fixo para acontecer. Basta estar disposto!

Se for realizada regularmente, contribui para baixar o nível de colesterol, previne a hipertensão arterial, aumenta a capacidade cárdio-respiratória e até aumenta a densidade óssea que sempre precisa da ação da gravidade para isto acontecer, diminuindo assim, o risco da osteoporose.

Muito recentemente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) deu a devida importância a dois problemas preocupantes e que estão disseminando rapidamente: a obesidade e o sedentarismo. De acordo com as últimas pesquisas, o brasileiro engordou muito nos últimos 25 anos. Para se ter uma idéia, o número de pessoas acima do peso é em torno de 40% da população adulta. Um perigo!

Entretanto, quem pretende fazer atividade física orientada deve passar por um médico para pegar sua liberação de aptidão. Depois fazer uma Avaliação Física com orientação do seu treino. Mas algumas dicas aí vão:

- use roupas confortáveis e frescas, nada de plásticos ou materiais que não te deixem transpirar;
- faça um alongamento – no mínimo da musculatura das pernas – antes e ao final da caminhada;
- para saber se o ritmo está adequado, você tem que conseguir conversar durante a caminhada sem ficar ofegante;
- evite caminhar, parar, caminhar e parar. O ritmo pode ser diminuído, mas nunca pare de repente;
- se possível use um frequencímetro (um medidor dos batimentos cardíacos) e não ultrapasse os limites prescritos pela avaliação física;
- pratique no mínimo 3x/semana.

De acordo com Dr. Nabil Ghorayeb, médico cardiologista, do ponto de vista médico, “qualquer exercício físico é útil, inúmeras pesquisas pelo mundo comprovaram que pelo menos 30 minutos por dia de atividade leve a moderada, ou seja, caminhadas um pouco aceleradas (100 metros por minuto) na maioria dos dias da semana (quatro a cinco dias) resulta em enorme benefício para o coração. A diminuição do risco de um ataque cardíaco se aproximou dos 35% após cinco anos de exercícios moderados, feitos regularmente.

Ele ainda completa que “mesmo o andar lento, porém regular, das pessoas com mais de 65 anos e até muito mais, mudou completamente a qualidade e até a quantidade de vida deles. Uma pesquisa que durou 20 anos, feita no HAWAÍ com descendentes de japoneses que lá vivem, e que comparou pessoas com mais de 75 anos ativas com as sedentárias, concluiu que as ativas viviam muito mais e melhor. Desde o ano de 2000 a Federação Mundial de Cardiologia (World Heart Federation) determinou que fosse estimulada a simples "Caminhada" para toda população mundial”.

Pois bem, como pudemos ver a caminhada só exige um único pré-requisito: você estar disposto para começar e ter disciplina para perdurar. Como você pôde ver, os benefícios são enormes e valiosos, nada de ficar em casa dando desculpas para começar. Mãos à caminhada!

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo em em nosso módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas