Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

31/10/2009
Alimentação para o verão

Em breve será verão, o sol estará brilhando forte e é hora de começar a se preocupar com a alimentação adequada para os dias mais quentes. A nutricionista Janaína Goston lembra que a tendência da época é para saladas, frutas e sucos, que dão sensação de leveza. No entanto, ela faz um alerta que vale, principalmente, para as pessoas que costumam comer fora de casa. “É importante se preocupar com a higienização dos alimentos para evitar risco de intoxicação alimentar”.

Se você gosta de viajar nesta época não perca as 2 dicas preciosas da Dra Samantha Enande, nutróloga:

Piquenique de praia:

Barracas não faltam: picolé, pipoca, tapioca, churrasquinho, camarão, pastel, milho, queijo, amendoim, salgados fritos e assados e inúmeras porções de peixe. A ordem é não passar fome em um dia de praia. Mas nem todos os ambulantes vendem saúde nos petiscos fora de hora. É preciso ficar atento a alimentação nesse período em que as férias são a grande desculpa para fugir da dieta equilibrada. Saiba como comer fora de casa sem que a saúde seja prejudica. Dra Samantha orienta pais e filhos a curtirem as férias sem exagerar na gula.

Em massa ou no palito, o sorvete também tem benefícios para a saúde

De fruta ou de leite, com cobertura ou pedaços de frutas, os sorvetes são a grande pedida para os dias mais quentes do ano. Os que levam apenas polpa de fruta na composição apresentam poucas calorias e trazem vitaminas. Já os que contém leite são mais calóricos mas trazem cálcio, que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose. Escolha o que mais agrada ao seu paladar, mas sem esquecer de ficar atento às marcas. A dica da nutróloga é optar sempre por sabores de frutas e pelas marcar mais conhecidas.

“Com o aumento das temperaturas, o organismo sofre alterações fisiológicas. Ocorre a diminuição do metabolismo basal, pois nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante como no inverno. Assim, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída”, explica Janaína Goston.

Sucos
A nutricionista recomenda os sucos mais simples, sem muitas misturas e nenhum tipo de açúcar adicionado. Segundo ela, os mais adequados são: limonadas, suco de maracujá, acerola e caju, devendo-se utilizar os adoçantes artificiais.

Janaína Goston explica ainda que o acréscimo de folhas, como a couve e o agrião; e de hortaliças, como cenoura, beterraba e pepino; aumenta o valor nutricional dos sucos, pois elas são fontes de vitaminas, minerais e fibras e não alteram muito o valor calórico. “Hortaliças verde-escuras são fontes de cálcio e podem facilmente ser incorporadas a vários tipos de sucos”, diz.

As festas de final de ano normalmente são regadas de drinques para comemorar o que de bom teve no ano que se passou e brindar o novo com um tim tim receptivo. Os dias quentes pedem uma bebida bem geladinha, mas o fígado é que sofre com essa festança. O problema está no exagero, por conta do calor muitas pessoas perdem a noção e no dia seguinte é o fígado que pede socorro, é hora de hidratar. E água só não basta, a alimentação deve ter alguns cuidados para que o fígado possa trabalhar a todo vapor para metabolizar todas as toxinas deixadas pelo champanhe, pela cerveja, pelo vinho e pela caipirinha. Dra Samantha explica porque frutas são uma boa pedida e quais os motivos para deixar de lado um hambúrguer com batatas fritas em um dia de ressaca.

Serviço:
Clínica Valéria Marcondes
Fone: (11) 3672-5911

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas