Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

23/10/2009
Como os amadores e atletas devem se alimentar?

A adoção da atividade física como parte integrante da rotina diária de adultos e crianças tem sido muito estimulada, dada a constatação de que, desde que praticada com regularidade e acompanhamento profissional, traz inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, muitas dúvidas surgem quanto à alimentação adequada para garantir o melhor aproveitamento dos exercícios, e manter a saúde.

Praticantes de atividade física devem ingerir alimentos especiais?

Na verdade, praticantes amadores não necessitam de uma dieta especial, desde que tenham uma alimentação equilibrada e adequada ao sexo, idade, atividade ocupacional e de lazer. Já para os desportistas profissionais, ou atletas de elite, ao contrário, a alimentação deve ser entendida como parte de um programa de condicionamento físico, e tem características muito especiais, que serão definidas de acordo com as necessidades nutricionais decorrentes da intensidade, freqüência e modalidade da prática, igualmente ajustadas para sexo, idade e estágio de preparo. Portanto, o programa alimentar de um atleta jamais deve ser reproduzido, ou "copiado", pois estará inadequado para outros indivíduos.

Como a dieta pode influenciar na atividade física?

Não há dúvida de que o fornecimento correto de nutrientes e energia são centrais para a obtenção dos resultados esperados, otimizar o rendimento e até mesmo para prevenir lesões. Contudo, a alimentação não é o principal determinante do desempenho, que responde principalmente ao treinamento, e não à dieta. Este é um aspecto relevante se considerarmos a crescente busca por alimentos de composição modificada, na esperança de que este ou aquele composto possa induzir uma melhora na performance física.

Os alimentos desenvolvidos para atletas funcionam?

São correntes entre praticantes de atividade física muitas informações distorcidas sobre produtos com efeitos diversos, como aumento de massa muscular e diminuição de gordura, por exemplo. Como resposta ao mercado crescente de indivíduos interessados no assunto, houve uma verdadeira explosão na oferta de suplementos nutricionais, apresentados das mais diversas formas, e de acesso facilitado em centros esportivos e academias. É importante informar, para não induzir ao erro, que tais produtos exploram as propriedades ergogênicas de alguns compostos, ou seja, sua capacidade de melhorar a realização do trabalho, e assim contribuir para o desempenho físico. Contudo, o consumo destes produtos resulta em respostas diferentes segundo a modalidade física, as reservas corporais anteriores ao início da ingestão, a qualidade da dieta e as características do condicionamento. O uso incorreto dos ergogênicos nutricionais tem efeitos bastante negativos, como sobrecarga do intestino, dos rins e do fígado.

Quais são os alimentos para praticantes de atividade física?

O programa alimentar do praticante de atividade física é fundamentado no consumo de alimentos convencionais, cuja natureza, quantidade e horário de consumo são estabelecidos por um nutricionista, após avaliação nutricional. Além dos alimentos convencionais, a dieta poderá conter, caso haja indicação, produtos definidos pela legislação como Alimentos para praticantes de atividade física, que incluem repositores hidroeletrolíticos ou energéticos, alimentos protéicos, compensadores, ou com aminoácidos de cadeia ramificada. Oportunamente, voltaremos a falar sobre a natureza de cada um.

Concluindo....

Se você é praticante de atividade física amador, e sem pretensões desportivas, faça uma alimentação equilibrada e saudável, e evite o consumo de produtos especiais, pois eles certamente não trarão nenhum benefício. Caso você seja um desportista, inclua a alimentação como parte de seu condicionamento físico, e procure um profissional para estudar o melhor programa alimentar para garantir o adequado fornecimento de energia e nutrientes


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) A maratona é atividade de risco prá saúde?

2) É necessário suplementar?

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas