Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

14/10/2009
Atletas só no verão?

O final de ano se aproxima e, com ele, os sedentários de inverno querem se transformar em atletas de verão. O estímulo crescente para a prática de esportes aliado ao grande número de academias de ginástica nas cidades facilitam a decisão das pessoas para o início de atividades físicas, muitas vezes sem obedecer às devidas orientações para tal prática.

Mais de 50% dos atendimentos de consultórios de médicos ligados ao esporte são conseqüentes de exercícios mal realizados ou praticados em excesso, com o errôneo objetivo de “entrar em forma”, muitas vezes sem tempo suficiente para uma preparação física adequada.

Os riscos para estas pessoas são de lesão muscular, fratura óssea e, até mesmo, sérios problemas cardíacos. O treino de atletismo, praticado uma vez por semana, é insuficiente e pode ser prejudicial, pois não forma nenhuma base. A preparação ideal é aquela em que o atleta de final de semana faz pelo menos 3 treinos no intervalos de 7 dias, com batimentos cardíacos controlados entre 120 e 150 pulsações por minuto, alternando os dias de treino em terreno plano e terreno acidentado.

O quadro fica mais preocupante quando a pressa em ganhar maior massa muscular faz com que o atleta faça uso de anabolizantes, negligenciando os efeitos colaterais graves, largamente conhecidos. Além dos cuidados musculoesqueléticos, em tempos de calor outros cuidados gerais devem ser tomados, como: alimentação adequada, hidratação, reposição de sais minerais perdidos durante a prática do esporte. Além, é claro, do uso de equipamentos adequados para cada esporte.

Hoje tomamos mais cuidados para o desenvolvimento de prática esportiva, embora os exercícios físicos fossem praticados desde a antiguidade como forma de preservar e melhorar a saúde e a qualidade de vida. A diferença é que, em tempos passados, a prática de exercícios físicos vigorosos era parte integrante de vida diária, uma vez que o homem dependia de sua capacidade física para sobrevivência na caça e na defesa de seus territórios.

Na vida moderna, a tecnologia diminuiu parte da necessidade dos exercícios físicos no trabalho, lar e transporte, modificando várias características do ser humano. A preparação para a atividade física deve ser global, para que o desempenho do organismo seja melhorado. O conselho é que realizem um exame completo de avaliação física, contando com fisiologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física.

A sobrecarga imposta ao corpo humano nos exercícios deve ser crescente, com o objetivo de promover a saúde, o que pode não ser coincidente com os objetivos dos atletas competitivos, para os quais a sobrecarga é maior e mais duradoura e portanto com maior predisposição às lesões.

Para os sedentários que tomam a saudável decisão de praticar exercícios físicos, o melhor é começar com caminhadas que podem evoluir, com o tempo, para
trote e corridas. Os exercícios na água, como hidroginástica, natação e deep runner (corrida dentro d’água), além de serem refrescantes e prazerosos nestes tempos de calor, também são boa opção. Mas, qualquer que seja a atividade escolhida, ela deve ser feita sempre após as avaliações citadas e com acompanhamento de um profissional.

Pratique esporte com inteligência. Não seja só um atleta de fim de semana ou de verão!


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Quem corre precisa fazer musculação?

2) Massagem esportiva

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Atividade física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas