Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/10/2009
Soja

As isoflavonas - presentes na soja - são fitoestrógenos que apresentam ação semelhante ao estrogênio, e estimulam a fixação do cálcio, o que fortalece a saúde dos ossos.

Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose é, por definição, uma alteração na microestrutura do osso que leva a um número maior de fraturas, principalmente na coluna, nos punhos e no quadril. Freqüentemente acomete homens e mulheres na terceira idade, mas é especialmente comum em mulheres após a menopausa. Silenciosa, sem sintomas ou dor, a osteoporose é uma das principais causas de invalidez na velhice. No Brasil, segundo as estatísticas da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBTO), cerca de 10 milhões de pessoas já sofrem de osteoporose. De cada quatro casos, três são em mulheres e a taxa de abandono do tratamento é em torno de 70%.

Depois que descobriram os benefícios da isoflavona da soja na atividade hormonal, com poderes de melhorar a memória, a pele e principalmente o humor da mulher na menopausa, os grãos que eram adotados apenas por vegetarianos para substituir a carne vermelha viraram mil e um pratos e quitutes saborosos. Os médicos, recomendam a soja sem restrições, desde que o consumidor preste atenção e verifique, no rótulo, se aquele biscoitinho tão gostoso não leva, além de soja, gordura hidrogenada (margarina), açúcar e muito sal.

A soja é rica em gorduras poliinsaturadas e, para diminuir esse gosto, muitos fabricantes põem muito açúcar ou sal. É preciso estar atento. Mas, no geral, a soja é ótima in natura, tostadinha no forno e levemente triturada, e em pó, como leite e queijo. Toda mulher deve tomar de dois a três copos de leite de soja por dia para prevenir os sintomas da menopausa.

Mas todos devem procurar consumir o leite de soja sem açúcar e não devem, segundo a médica, trocar o açúcar pelo adoçante.

O que descalcifica o organismo é o excesso de sal e de açúcar. Esse salgadinho de soja, tipo tira-gosto, não é bom, devido ao excesso de sal. Mas é preferível mil vezes ao amendoim, que, além do sal, tem toxinas.

A nutricionista Sheila Wowczyk também condena o salgadinho de soja, justamente devido ao excesso de sal:

— É claro que o amendoim, além de salgado, é cancerígeno, mas não é por isso que vou indicar essa sojinha. Para um hipertenso, então, vai fazer muito mal. Prefiro indicar o tofu e o leite de soja — diz.


Os benefícios para os sintomas da menopausa

O boom da soja na alimentação se deve à descoberta dos poderes da isoflavona na atividade hormonal. O grão de soja tem um componente, a genisteína, que tem uma estrutura química semelhante à do estrogênio:

Os nossos hormônios vêm de duas fontes. Uma é o colesterol, do qual o próprio corpo fabrica os hormônios. A outra vem do estrogênio das plantas. De todos os grãos, a soja é o que tem esses hormônios em maior quantidade. O feijão e a ervilha também têm esses hormônios, mas não em tanta quantidade quanto a soja.

Cada 300g de soja tem 15mg de isoflavona. Esse esteróide da soja tem afinidade com um tipo de receptor beta de estrogênio, que existe nos ossos, na pele, no cérebro, no intestino e nos vasos sangüíneos.

Esse esteróide melhora a função intestinal, diminui a perda óssea, melhorando o metabolismo e fixação do cálcio. Melhora a memória, a pele e o humor da mulher na menopausa e na pré-menopausa. Não acho que a isoflavona seja substituta da terapia de reposição hormonal, mas ela é, de fato, um complemento hormonal.

As mulheres, devem misturar soja nas refeições matinais, com frutas e farinha de linhaça:

A mulher na menopausa tem alívio de sintomas como as ondas de calores. E as que não estão na menopausa fazem a transição de maneira mais calma. O consumo de soja diariamente previne os transtornos da menopausa.

O perigo do alimento de alto teor calórico

Mas as mulheres que querem vencer a menopausa sem aumentar de peso devem ter um pouco de cuidado com esses grãozinhos engordurados, de alto teor calórico. Muito ricos em gordura poliinsaturada e em ácidos graxos ômega 6, um saquinho de 100g de grãozinhos tostadinhos e deliciosos podem ter nada menos que 500 calorias. Isso se não tiverem também margarina e muito sal. Mas, ainda assim, a gordura da soja benéfica.

A soja é calórica, mas é um tipo de gordura poliinsaturada que é rapidamente metabolizada.

Além de equilibrar a produção hormonal, a soja é rica em fibras, melhorando a função intestinal, aumentando o volume de fezes e promovendo uma limpeza do organismo.

Com isso, ela melhora a excreção de toxinas e diminui a possibilidade de dores articulares.

Para aqueles que pensavam que consumir soja regularmente e o mais precoce possível é uma tarefa complicada, não têm mais com o que se preocupar. Nas prateleiras dos supermercados as opções são diversas: além do tofu (queijo de soja), carnes, leites, sucos, shakes, barra de cereais, achocolatados e outros produtos à base de proteína de soja garantem pratos mais saudáveis sem perder o sabor.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Saiba como controlar seu peso corporal

2) Alimente-se bem, mesmo não estando em casa

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas