Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/09/2009
Pilates ganha mais espaço

Os exercícios do método Pilates trabalham o corpo todo com ênfase em controle de centro. Além de melhorarem o condicionamento físico, também ajudam a perder peso. Uma aula de Pilates pode ter um alto gasto calórico, dependendo da intensidade, dinâmica e duração da aula.

O método, que leva o nome do criador, Joseph Hubertus Pilates, proporciona fortalecimento muscular, aumento de flexibilidade e o controle motor. Para potencializar os benefícios, foram desenvolvidos diferentes aparelhos que trabalham o corpo em seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

O método Pilates trouxe para as academias de São Paulo uma novidade de repor o fôlego e deixar o corpo em forma. Além disso, os benefícios para a saúde são impressionantes. É considerado por muitos como a "ginástica zen". A professora Inelia Garcia discorda, afirmando que o Método Pilates de Condicionamento Físico não pode de maneira nenhuma ser considerado uma ginástica zen, pois o trabalho exige muito esforço muscular, além da concentração, controle do corpo, fluidez nos movimentos, enfim, um trabalho de grande exigência muscular e coordenativa.

Durante muitas décadas, o método ficou guardado a sete chaves. Hoje, Pilates começa a ser reconhecido como um excelente método de condicionamento físico, ideal para pessoas comuns. "Os exercícios seguem uma ordem hierárquica de aplicação, onde cada pessoa vai aos poucos evoluindo dentro do processo. De acordo com o rendimento de cada indivíduo, os mesmos tornam-se mais complexos. É muito fácil realizar os exercícios, independentemente da idade, só depende de uma boa orientação profissional", esclarece Inelia.

Muito comum em técnicas de movimento e meditação orientais, como ioga e tai chi chuan, Pilates é uma ginástica que trabalha força e respiração, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória. Além disso, revitaliza, dá leveza ao corpo e equilibra as emoções. Os praticantes afirmam ainda que os efeitos não se restringem ao físico. O estresse vai embora e a pessoa se sente revigorada, relaxada e passa a dormir melhor. "O método visa melhorar as funções do corpo e da mente", resume a professora.

O método não vai transformar seu corpo de um dia para o outro; as mudanças costumam aparecer depois de pelo menos um ano de prática contínua.

O método se "resume" a uma série de 500 exercícios anaeróbicos, desenvolvidos a partir de dois fundamentos básicos que precisam ser constantemente observados para funcionar: postura e respiração. Em seu estúdio, Joseph Pilates desenvolveu também uma série de equipamentos para auxiliar a prática dos exercícios. No entanto, a maior parte dos exercícios já foi adaptada para o chão e pode ser feita com a ajuda de toalhas, bolas e cadeiras, entre outros objetos domésticos. As aulas costumam ser dadas em ambientes calmos e sem distrações, com um fundo musical relaxante.

A prática de Pilates também é uma ótima opção para quem deseja aliar a busca por um corpo mais definido com relaxamento e melhora do rendimento sexual.

Sabe-se que os exercícios são mais do que recomendados para aqueles desejam entrar em forma e, de quebra, melhorar o rendimento e a performance na hora “h”. Mas pouca gente sabe que a prática do Pilates também pode ter uma influência bastante positiva na vida sexual de quem o pratica. De acordo com instrutores de Pilates, a técnica, que trabalha corpo e mente de maneira completa, tende a deixar os praticantes com mais disposição para o sexo.

Diversos fatores contribuem para isso: o desenvolvimento da capacidade respiratória, uma vez que os exercícios são realizados com uma respiração correta e suave; maior capacidade de concentração; aumento da resistência, da força e da flexibilidade corporal; e redução de dores, como as dores nas costas, por exemplo. Além disso, há também uma diminuição do estresse por causa da liberação de serotonina. Nem é necessário recorrer às pesquisas científicas para saber que o estresse é um dos principais baldes de água fria no sexo.

O segredo não está na quantidade das repetições, mas sim na qualidade e precisão das mesmas e por isso é preciso muita concentração e controle dos movimentos. Por causa desse sincronismo entre o corpo e mente, Pilates é também conhecido como "exercício pensante". De preferência, as aulas devem ser ministradas em turmas com poucos alunos ou mesmo individualmente. A professora afirma que a qualidade de vida melhora a partir da renovação do corpo e suas funções, pois o praticante adquire uma nova postura e hábitos de vida mais saudáveis.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Academia para todos os gostos

2) In e Out da atividade física

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e Atividade física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas