Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

11/09/2009
Exercite-se também acima dos 60 anos

O envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre declínio progressivo de todos os processos fisiológicos. Ao se manter um estilo de vida ativo e saudável, podem-se retardar as alterações morfofuncionais que ocorrem com a idade.As artérias diminuem a sua elasticidade favorecendo o aumento da pressão arterial.

Ao redor dos 60 anos é observada uma redução da força máxima muscular entre 30 e 40%, o que corresponde a uma perda de força de cerca de 6% por década dos 35 aos 50 anos de idade e, a partir daí, 10% por década.Ocorre também redução da massa óssea, mais freqüentemente em mulheres, que, quando em níveis mais acentuados, caracteriza a osteoporose, que pode predispor à ocorrência de fraturas.

Após os 35 anos há alteração natural da cartilagem articular que, associada às alterações biomecânicas adquiridas ou não, provoca ao longo da vida degenerações diversas que podem levar à diminuição da função locomotora e da flexibilidade, acarretando maior risco de lesões

Efeitos da Atividade Física

A prática da atividade física é recomendada para manter e ou melhorar a densidade mineral óssea e prevenir a perda da massa óssea, exercendo efeito positivo na preservação da massa óssea, promovendo maior fixação de cálcio nos ossos, auxiliando na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Melhora a força, a massa muscular e a flexibilidade articular, principalmente em pessoas acima de 50 anos. A capacidade do idoso de adaptação fisiológica ao exercício não difere da de indivíduos mais jovens.

Reduz a incidência de quedas, o risco de fraturas e a mortalidade por mal de Parkinson, que inclui treinamento de equilíbrio, caminhadas e exercícios de força. Aumenta a força e a endurance musculares, o equilíbrio e a flexibilidade.

Exercite-se

É fundamental a avaliação médica pré-participação, identificando doenças pregressas e atuais, estado nutricional, o uso de medicamentos, limitações músculo-esqueléticas e o nível atual de aptidão física.

A atividade física deve ser dirigida para quebrar o ciclo vicioso do envelhecimento, melhorando sua condição aeróbica e diminuindo os efeitos deletérios do sedentarismo.
Melhora o contacto social, reduzindo a ansiedade e a depressão, comuns nesta faixa etária.

É importante considerar a menor capacidade de adaptação dos idosos a extremos de temperatura e maior dificuldade de regulação hídrica.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Envelhecimento saudável, tenha o seu!

2) Prevenção ainda é o melhor remédio

3) Queixas de saúde no envelhecimento

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Dicas de Atividade Física com Pro. José Carlos Altieri e Atividade física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas