Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/09/2009
Por que devo controlar o colesterol?

Taxas elevadas de colesterol no sangue podem propiciar a formação de uma placa nas paredes das artérias e veias e impedir a passagem do sangue para o seu coração. Quanto mais elevadas as taxas de colesterol no sangue, maior é o seu risco de sofrer uma doença coronariana – a forma mais comum da doença do coração.

O seu organismo fabrica todo o colesterol que você necessita. Entretanto, uma alimentação rica em gordura saturada e colesterol pode causar elevação dos níveis de colesterol no seu sangue. O colesterol total é uma combinação do nível de HDL, LDL e triglicérides.

Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): o colesterol "ruim" pode aderir-se às paredes das artérias dificultando a passagem do sangue. Quanto mais elevado o seu nível de LDL, mais elevado é o seu risco de doença cardíaca. Para a maioria das pessoas é desejável uma taxa de LDL inferior a 130 mg/dl.

Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também chamada de colesterol "bom", acredita-se que ela ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevadas as suas taxas de HDL, mais baixo é o seu risco de doença cardíaca. Sua taxa de HDL deve ser superior a 40 mg/dl.

Triglicérides: são gorduras presentes na circulação sangüínea que se elevam após a ingestão de alimentos gordurosos. Níveis altos de triglicérides, somados a elevadas níveis de LDL, podem aumentar, mais tarde, o risco de doença coronariana

Você pode ter uma taxa alta de colesterol e nem saber disso. A formação de colesterol ocorre ao longo dos anos sem quaisquer sintomas. Portanto, você não sente nada e um dia poderá sofrer um ataque cardíaco. Para que isso não ocorra, é preciso manter os níveis de colesterol no sangue sempre controlados. Para pessoas não portadoras de doença coronariana, um nível desejável de colesterol total situa-se abaixo de 200 mg/dl. Se o seu colesterol estiver entre 200 e 239 mg/dl, você está no limite superior de alerta, a partir de 240 mg/dl, os níveis são considerados elevados.

A atividade física regular pode elevar sua concentração sangüínea de HDL (colesterol "bom") e diminuir a de LDL (colesterol "ruim"). Consulte seu médico para saber qual o tipo de exercício físico é o que melhor se adapta às suas necessidades. Você não precisa necessariamente freqüentar uma academia de ginástica. Algumas dicas como andar ou ir de bicicleta ao trabalho ou às compras, usar as escadas ao invés de elevador podem auxiliá-lo bastante.

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Inimigos do coração

2) O que usar, light ou diet?

3) Dicas para eliminar a gordura

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas