Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

23/07/2009
Os benefícios da laranja

É tempo de colher laranja e a época é de fartura. De julho a outubro é tempo também de aproveitar as propriedades terapêuticas da fruta. Para quem só enxerga a vitamina C, um aviso: ela é fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, de vitaminas A, B, B2, e potássio. Com essa composição, garantem os nutricionistas, a laranja ajuda na defesa do organismo contra infecções.

A laranja é eficiente não apenas na prevenção. Rica em fibras, é considerada um bom regulador intestinal. E o potássio presente em sua composição lhe confere a propriedade diurética.

Como a vitamina C, o elemento nutritivo mais forte da laranja se oxida rapidamente, é preciso, no entanto, tomar alguns cuidados básicos. Os nutricionistas recomendam que o consumo seja imediato, ou seja, só deve-se descascá-las na hora de consumir. O suco deve ser ingerido no máximo em duas horas.

Quem não tem prática na feira ou supermercado deve ter atenção redovbrada na hora da compra. Escolha as laranjas mais pesadas, pois contêm mais suco. Elas devem estar firmes, sem ceder à pressão dos dedos. Na geladeira conserva-se por uma a duas semanas.

A laranja, não bastassem suas propriedades nutritivas, é uma fruta que pode ser usada em receitas diversas. Do doce ao sal. O suco de laranja, por exemplo, pode substituir o limão no tempero de carnes e aves. Já as cascas de laranja fresca podem ser usadas no preparo de doces.


Creme de Laranja Light

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (chá) de casca de laranja ralada (reserve algumas tiras para decorar)
2 gemas
1 litro de leite desnatado
adoçante a gosto

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela a maisena dissolvida no leite e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter um creme um pouco ralo. Retire e deixe amornar. À parte, bata as gemas em uma tigela com um batedor manual por 6 minutos, ou até um creme claro.

Acrescente o suco e as raspas de laranja e bata por mais 2 minutos. Despeje a mistura preparada, aos poucos, sobre o leite engrossado, sem parar de bater, até ficar bem cremoso. Em seguida, incorpore o adoçante. Volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo e sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo, distribua o creme em 6 taças e leve para gelar por 1 hora. Se preferir, decore com tiras de laranja.

Em 100g = 63 kcal


Matérias que você vai gostar de ler mais

1) Vitamina C, o que ela pode fazer por você?

2) Fortaleça o sistema imunológico no inverno

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas