Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/07/2009
O que tem de novo?

Cada vez mais as academias estão inovando e procurando novidades para atrair você, cliente. Maravilha, pois assim, só temos a ganhar!

Veja, logo abaixo, três novas modalidades que algumas academias já aderiram. Que tal experimentar?

1) Gyrotonic: Uma descoberta para a força, flexibilidade e bem estar
Equilíbrio, bem estar, concentração e vitalidade são as sensações perceptivas ao se praticar o que há de mais avançado em fitness e exercícios: o Gyrotonic. Este método, único e eficaz, consiste na prática de exercícios físicos fluídos, rítmicos e circulares, integrados a uma respiração adequada, levando o aluno a um momento de autoconhecimento. São mais de 150 exercícios diferentes e que são adaptados a cada pessoa.

O Gyrotonic foi criado para ser uma ferramenta preventiva e de recuperação, com exercícios que lembram os movimentos do corpo dentro da água, já que eles evoluem de uma forma para outra sem perder o fluxo. A técnica vem despertando interesse de homens, mulheres, crianças e idosos, visto que a prática resulta em integração corpo e mente, qualidade de vida e consciência corporal. Vale ressaltar que a atividade física é um componente moderno do dia a dia e tem como foco principal a saúde.

Além de equilibrar a postura do corpo, o Gyrotonic proporciona o equilíbrio do todo com os exercícios que integram movimento e respiração, criando um fluxo energético na musculatura, articulações e órgãos internos do corpo. Os exercícios são praticados com fluidez e circularidade, lembrando Yoga, Tai-chi-chuan, natação e dança.

Ele pode ser praticado de duas maneiras: através do aparelho Gyrotonic Expansion System, especialmente desenvolvido para aplicação dos exercícios, ou ainda, diretamente no solo, com aulas em grupo, que recebem o nome de Gyrokinesis.

De acordo com a instrutora do Estúdio Gyrotonic Itaim Bibi, Roberta Quinn, este é um método indicado por ortopedistas e fisioterapeutas e que vem conquistando espaço significativo no meio há anos “Ele se difere de muitas atividades físicas e por isso vem cada vez mais ganhando adeptos. O aparelho desta técnica é diferente dos que são utilizados para fazer exercícios e que mantêm movimentos isolados, como abre e fecha; levanta e abaixa. Já no Gyrotonic, fazemos movimentos de rotação e torção, são movimentos tridimensionais”.

Ela ainda comenta que o Gyrotonic supri necessidades distintas para cada um “Há os que praticam a técnica para melhor desempenho profissional, como atletas e bailarinos, outros buscam a reeducação postural e condicionamento físico, como há também os que precisam fazer reabilitação. Polivalente, o método também é procurado por pessoas que querem melhorar a concentração mental e aliviar o stress”.

O Estúdio Roberta Quinn, localizado no Itaim Bibi, disponibiliza aulas individuais e em grupos, e o investimento varia de R$ 45,00 a R$120,00. Roberta atua com o método há cinco anos e foi certificada pelo Gyrotonic International Headquarters, em Nova York, Estados Unidos.

2) Dança Aérea
A Dança Aérea é a nova modalidade oferecida pela academia A! Body Tech. As aulas são ministradas pela professora Melissa Patusco. Entre as vantagens oferecidas pela atividade físico-artística está o desenvolvimento da flexibilidade, da coordenação motora, além do ganho de condicionamento físico e mental, graciosidade de movimentos e expressão corporal. Em média, uma hora de atividade consome cerca de 300 calorias.

Os exercícios trabalham todos os músculos, estimulam a circulação, a respiração e ainda trabalham os reflexos. As são voltadas para o autoconhecimento, melhoram a auto-estima, aprimoram a disposição, a confiança e a determinação.

O material utilizado é o tecido, em geral liganete, fixado no teto, e um colchão amortecedor de impacto. Para praticar a Dança Aérea, o mais indicado é o uso de macacão (ou body e calça) de suplex ou lycra, que cubra principalmente joelhos, cintura e ombros.

A prática da Dança Aérea, também conhecida Tecido Acrobático, não oferece riscos, desde que praticada com responsabilidade, sempre acompanhada por um outro praticante da modalidade.

Não há restrições referentes à faixa etária e ao biótipo dos alunos. Geralmente, crianças a partir de 8 anos e adultos de todas as idades podem praticar a atividade.

Alternativa para quem procura atividades estimulantes, escalar tecidos e dar cambalhotas tornam-se passatempos de muita gente que procura fugir da rotina de uma academia de ginástica. Além de relaxar, os movimentos ajudam a fortalecer e definir os músculos. É uma ótima alternativa para quem busca uma atividade física diferente e bem divertida.

Durante a aula de Dança Aérea serão passadas técnicas de acrobacia e dança em tecido, e exercícios complementares no chão, voltados para o alongamento, eixo, força e ritmo.

O circo apresenta a característica da transmissão oral, repassada de geração a geração. O tecido acrobático não foge à regra e devido a isso até hoje não estabeleceu uma nomenclatura universal. Os nomes atribuídos aos elementos acrobáticos sofrem variações nas mais diversas localidades em que a atividade se estabelece. O caráter das performances que envolvem tecido acrobático se modificou ao longo dos anos. No início eram simples acrobacias sobre panos, hoje a prática de tecido é uma arte, que integra teatro, dança e outras formas de expressão em um único contexto.

3) Drenagem Física
B-Active Saúde e Esporte, academia voltada à Medicina Esportiva, inova e lança, em julho, aulas de Drenagem Física, que serão ministradas na unidade localizada no bairro Higienópolis.

O programa foi criado pela B-Active, baseado em um método altamente eficaz, possuindo os mesmos efeitos da drenagem linfática, porém a drenagem física é desenvolvida em aulas de ginástica em grupo ou individual, exclusivo às mulheres.

Segundo Dr. Benjamin Apter, diretor da Academia B-Active e médico especialista em Medicina Esportiva, a vantagem da drenagem física em relação à drenagem linfática é o gasto calórico. “É tudo feito com exercícios que trabalham desde a respiração, alongamento, fortalecimento e relaxamento”, afirma.

Além disso, o método proporciona vários benefícios ao organismo. “A drenagem física proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas”, acrescenta Dr. Benjamin Apter.

As aulas serão ministradas pela experiente e renomada professora Regina Paula C. Cirino, responsável também pelas aulas de Yoga da academia B-Active.

Serviço:
1) A! Body Tech
Tel. (61) 3224-4149

2) Estúdio Roberta Quinn
Fone: (11) 8347-9398

3) B-Active
Tel. (011) 3120-6702
www.b-active.com.br


Terceirização em Avaliação Física? Alti Assessoria em Fitness, ligue ou mande seu email:
(011) 2193-1764
contato@sentirbem.com.br




Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas