Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

09/07/2009
Dicas para se alimentar bem no inverno


O inverno costuma ser um convite à gula e ao sedentarismo. A estação mais charmosa do ano geralmente é acompanhada da preocupação com quilinhos indesejáveis. Afinal, como resistir à tentação de um chocolate quente; à celebração de um fondue com amigos ou ao simples programa de comer pipoca debaixo do cobertor, na frente da TV?

“Nas baixas temperaturas é comum sentirmos mais fome e esquecermos do valor calórico e nutricional do que comemos. Também costuma faltar motivação para a prática de exercícios físicos. Mas inverno não deve ser sinônimo de aumento de peso. O ideal e saudável é chegar ao final dessa estação com o corpo em forma e a saúde em dia”, afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.

Para não cair nas "armadilhas" da estação, é importante ficar atento à escolha dos alimentos. É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e infecções comuns ao inverno. Flávia elaborou algumas dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde. Confira:

- Beba bastante líquido: Água, sucos de frutas orgânicas e chás quentes podem proporcionar benefícios à saúde. O chá verde, por exemplo, possui polifenóis, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo derrames e infartos;

- As sopas são boas opções: Prepare-as com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos. Para um toque especial, tempere com missô (pasta fermentada de soja) ou use painço, boa fonte de cálcio;

- Se as saladas não apetecem, consuma as verduras refogadas ou na forma de suflês;

- Troque os doces por barrinhas de cereais, "chocolate" de alfarroba ou frutas, de preferência da época;

- Não podem faltar na dieta grãos integrais, hortaliças e frutas - laranja, limão, abacaxi, tangerina e morango - de preferência orgânicas, nozes, sementes entre outros. As vitaminas, minerais e fitoquímicos presentes nos alimentos têm papel fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

- Evite bebidas alcoólicas. Se for beber, opte por Vinho Tinto Orgânico sem álcool.

O frio nos deixa mais suscetível à doenças

A preferência por pratos mais quentes, nesta época do ano, acaba priorizando alguns tipos de nutrientes em detrimento de outros, o que pode baixar a resistência do organismo, tornando-o suscetível a doenças, sobretudo, resfriados.

Uma alternativa é a ingestão de sucos naturais no lugar das frutas in natura, que, normalmente, são consumidas frias ou geladas, em dias mais quentes. A ingestão de vitamina C, presente na laranja e na acerola, é essencial para prevenir resfriados, muito comuns, sobretudo, com a chegada do inverno. E os nutricionistas alertam: o consumo desta vitamina deve ser diário, para que o organismo crie resistência suficiente para evitar o surgimento de gripes e resfriados.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina C para um adulto é de cerca de 60 mg. Essa quantidade pode ser adquirida em cerca de 120 ml de suco de laranja, por exemplo.

Além da vitamina C, a queda no consumo de frutas e hortaliças leva à carência de vitaminas A, D e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e outros elementos importantes para a manutenção de uma alimentação saudável.

Inverno é a estação do ano mais propícia ao emagrecimento

Você sabia que as temperaturas mais frias são aliadas para o emagrecimento? A observação é da nutricionista Christine Neves do eSPAço Aono - spa urbano no bairro paulistano de Jardim Paulista. “No frio, o gasto energético do organismo aumenta de 20% a 30%. Se houvesse o consumo equilibrado de alimentos, é possível emagrecer. Isso acontece porque usamos nossa reserva de gordura para auxiliar na manutenção do equilíbrio da temperatura corporal, entre outras funções do organismo”.

Porém, no dias mais frios, as pessoas parecem não resistir ao fondue, ao chocolate quente e sopas cremosas, entre outros alimentos que têm a cara do inverno. “Eles dão a sensação, a quem os consome, de estarem mais aquecidos”, observa Christine. “O exagero, porém, resulta em aumento significativo de peso”.

A nutricionista alerta que é preciso cuidar da alimentação o ano todo, independentemente da estação do ano. “Aqueles que conseguem manter uma alimentação balanceada conseguem, por exemplo, deixar o organismo mais resistente a problemas frequentes do inverno como gripes e resfriados”.

Para manter o peso, o gasto de energia deve ser maior do que seu consumo, a partir de uma alimentação saudável e equilibrada. Além da dieta, a nutricionista reforça a importância da prática de atividade física. “Exercícios ajudam a manter o peso ou, dependendo de sua intensidade, a diminuí-lo e queimar gordurinhas indesejadas”.

Mas, em termos de hábitos alimentares, o que fazer para suprir o gasto energético – maior no inverno – sem cometer o famoso “pecado da gula” e evitando o consequente aumento de peso? Seguem algumas dicas da nutricionista Christine Neves:

ü - Fracione as refeições: não fique mais de 3 horas sem se alimentar!

ü - Dê preferência a alimentos com menos quantidade de gordura em sua constituição. Por exemplo, substitua queijo amarelo por queijo branco e leite integral por leite desnatado;

ü - Sopas à base de legumes e verduras são menos calóricas, mas se, entre os ingredientes, não puder evitar creme de leite e leite, por exemplo, substitua-os pelos formatos light ou iogurte desnatado, igualmente saboroso e mais rico em nutrientes;

ü - Utilize alimentos ricos em fibras (legumes, verduras e cereais como aveia, gérmen de trigo), pois, além de ajudar a regularizar a função intestinal, mantêm os níveis do colesterol e promovem maior sensação de saciedade;

ü - Substitua carnes mais gordurosas pelas magras, como alcatra, coxão mole, peito de frango, peixe de carne branca etc.;

ü - Evite doces à base de cremes e chantilly: dê preferência a frutas ou doces feitos com frutas, sem adição de açúcar;

ü - Evite o consumo de açúcar e prefira substituí-lo por adoçante;

ü - Evite molhos ricos em gorduras para acompanhamento de massas: substitua-os por molhos à base de tomate.

ü - O chá servido bem quente ajuda a dar uma sensação de aquecimento ao organismo; chás verde, branco e de hortelã ajudam também na digestão: beba uma xícara após a refeição.

O médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, adverte: "É comum às pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno , o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo , no mínimo, 1,5 litros de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água" .

Quando a temperatura diminui e o frio não está para brincadeiras, o corpo pede ajuda. Para manter sua própria temperatura, o organismo precisa de mais calorias e, por isso, a fome aumenta.O problema é que, em geral, as pessoas acabam abusando da quantidade dos alimentos e, além de comer mais, escolhem de preferência comidas mais gordurosas. A explicação para isso é simples: todos alimentos gordurosos são mais gostosos, mais palatáveis e a gordura é o macronutriente que menos sacia (proteínas são as que mais saciam).

Alimentos importantes para fortalecer a imunidade:

Alho: A alicina estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno.

Shitake: Contém lentinana, que auxilia também no combate aos tumores.

Leite Fermentado: Recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Couve, Cenoura e Tomate: O betacaroteno combate as infecções e estimula células imunológicas.

Gengibre: Reduz a inflamação e a dor.

Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

Mel: Possui ação bactericida e anti-séptica. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. De ação prebiótica, age beneficamente sobre a microbiota intestinal.

Própolis: Fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças. Atua como "antibiótico natural".

Geléia Real: Combate as infecções de vírus e bactérias.

A nutricionista Débora Belo Alves, da rede Oba Hortifruti, sugere uma receita de caldo verde para aquecer sua fome com qualidade, neste inverno.

Caldo Verde
2 batatas médias
1 tablete de caldo de galinha
2 dentes de alho picados
2 aipos cortados em rodelas
1 colher (sopa) de óleo
1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto
5 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de couve manteiga cortada em tiras
2 lingüiças calabresa defumada cortada em rodelas

Modo de preparo

Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, alho, aipo, água e sal. Cozinhe por cerca de dez minutos. Em seguida, bata tudo no liquidificador, acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve-manteiga. Na hora de servir, coloque azeite ou croutons.

Serviço:

1) eSPAço Aono
Telefones: (011) 5051-2206/2159

2) Wilmar Accursio – médico endocrinologista e nutrologista, formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. É Diretor do Centro de Estudos de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento (SOBRAE) e Presidente do IV Congresso Internacional de Antienvelhecimento realizado em São Paulo em 2007

3) Mundo Verde: www.mundoverde.com
Alô Nutricionista: 0800-0222528 (segunda a sexta, das 13 às 18 horas)

4) Rede Oba Hortifruti
www.redeoba.com.br


Matérias que você vai gostar de ler mais

1) Neste frio, faça as trocas certas

2) Por um inverno mais saudável





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas