Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/07/2009
5 dicas para emagrecer no inverno

Aproveite o inverno para cuidar da alimentação e estar em forma no verão, sem causar prejuízos à saúde! Logo abaixo você tira suas dúvidas para não começar o ano de forma errada, prejudicando seu organismo.

1. Dá para passar os dias só com frutas

Mito. Toda dieta que prioriza apenas um tipo de comida é furada. Há dezenas de exemplos por aí: só proteína, só frutas, só sopa etc. Além de ser difícil de fazê-la por muito tempo, você pode fazer mais mal do que bem para seu corpo. Pior, pode ter efeitos desagradáveis, como mal-estar, dor de cabeça, tontura e até mau humor, causados pela falta de nutrientes. A ausência de carboidratos, como pães, biscoitos, massas, por exemplo, causa mau hálito. E se a dieta for só de proteína, como carnes e gorduras, pode levar a problemas no coração, nos rins e aumento do colesterol.

2. Nas dietas com poucas calorias, você emagrece rápido, mas depois acaba engordando tudo de novo

Verdade. Isso acontece porque com essas dietas, em geral, não se mudam os hábitos alimentares. Se você come tudo errado vai voltar a engordar. Pior, quando se emagrece rápido se perde mais músculo do que gordura e corre-se o risco de fazer uma grande bagunça no organismo, causando, inclusive, ausência de menstruação e problemas de fertilidade. E mais: sem uma atividade física, dietas a jato deixam a pele flácida. O ideal é emagrecer um quilo por semana, em média.

3. Mais difícil do que emagrecer é se manter magra

Verdade. Isso acontece por um processo simples: quando você engorda, aumenta a quantidade de células que armazenam gordura. Quando se perde peso, e essas células esvaziam, seu cérebro entende isso como um prejuízo, porque a gordura é também "estoque de energia". E a tendência é repor o estoque, ou seja, voltar ao mesmo peso de antes da dieta. Como evitar isso? Comendo certo - alimentos pouco calóricos, ricos em todos os nutrientes, em pequenas quantidades e sem pular as refeições - e fazendo exercícios.

4. Depois de um tempo fazendo dieta não dá para perder mais peso

Depende. O que acontece é que o emagrecimento se torna mais lento porque o organismo encara isso como um período de carência, afinal seu estoque de gordura está diminuindo, então começa a economizar energia.

5. Efeito sanfona é ruim para a saúde

Depende. Emagrecer e engordar três, quatro, cinco quilos freqüentemente não traz danos para seu corpo. Mas a mesma regra não vale quando são dez, 20 quilos ou mais, porque as mudanças que acontecem são muito grandes. O coração, os rins e outros órgãos precisam estar a todo momento se adequando a seu novo tipo físico, e isso é péssimo para sua saúde.

Matérias que você vai gostar de ler mais

1) Emagrece só comer frutas?

2) Quantas dietas você já fez na vida?





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas