Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/06/2009
Como fazer exercícios com o frio?

Os problemas respiratórios não são os únicos causadores de doenças no inverno. Uma série de problemas articulares, lesões na coluna são figurinhas carimbadas nesta estação do ano. Os especialistas avisam: é bom tomar cuidado com esse período e respeitar os sinais que o corpo apresenta.

A educadora física, Milena Emídio, enumera as ocorrências mais comuns no inverno: contraturas musculares, distensões, estiramentos, lesões articulares em geral, entre outros distúrbios. “Os músculos estão mais contraídos e rígidos para evitar a perda de calor, aumentando o risco de lesões”, adverte a educadora física.

Muitos daqueles que aproveitam o verão para manter a forma e praticar exercícios aproveitam o inverno para relaxar. A prática, nem um pouco saudável, faz com que o clínico geral e cardiologista Marcos Benchimol alerte para a necessidade de se manter a atividade física. "Pelo vistoteremos o mais rigoroso inverno dos últimos tempos, mas devemos ser persistentes e não desistir de praticar algum exercício físico", avisa.

Benchimol lembra, ainda, que os quilos adquiridos nesta época do ano fazem com que, depois, as pessoas queiram perdê-los em um curto espaço de tempo, o que gera sobrecarga de esforço, podendo provocar infarto ou algo pior.

Marcos Benchimol alerta que é de suma importância a avaliação física antes de dar inicio aos exercícios. "A população deve ter consciência deste risco. Não basta começar a praticar esporte sem o aval de um médico. Os danos podem ser irreversíveis. Até uma corridinha no calçadão da praia pode ser ruim". Ele afirma que o bombeamento de sangue pelo coração pode triplicar com o esforço físico. "Isso numa pessoa mal preparada, que tenha algum risco cardíaco, pode se tornar um enfarto".

Mas não é só o coração que pode ser prejudicado. O joelho e outros membros da articulação do corpo podem ser danificados com os exercícios mal feitos. Para o cardiologista, o problema ocorre principalmente nas academias de ginástica, "que devem oferecer um educador físico para montar e acompanhar a série de cada aluno", afirma. “A partir dos 35 anos é fundamental um teste de esforço", comenta Benchimol. Ele lembra que esta avaliação serve como suporte ao eletrocardiograma, e afirma que 30% dos cardíacos apresentam um eletrocardiograma normal em condições de repouso. Benchimol acrescenta que a atividade física é essencial para os indivíduos com diabetes ou algum tipo de doença cardiocirculatória. "Esses grupos são altamente beneficiados com a prática desportiva, mas é necessária uma supervisão contínua do cardiologista e do preparador físico para alcançarem o resultado com segurança", explica o médico.

Na parte muscular, no frio, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis. Além disso, as pessoas tendem a ficar ou dormirem mais encolhidas, o que gera tensão muscular, contraturas e conseqüentemente um mal estar no dia seguinte. A constrição vascular (estreitamento dos vasos sanguíneos que ocorre quando as temperaturas estão baixas) também agrava a situação, principalmente para quem tem tendência a desenvolver problemas circulatórios. A prática de exercícios durante a estação é muito importante, pois fortalece os ossos, aumenta a mobilidade e flexibilidade nas articulações, melhora a postura, além de promover uma melhor coordenação motora. Esse conjunto de benefícios colabora para evitar as dores comuns no inverno.

A dica para quem quer evitar e prevenir problemas com a saúde é iniciar seu dia com um bom alongamento, logo pela manhã, ao despertar. “Faça uma pequena série de alongamentos, ainda sentado na cama. Comece esticando os braços e pernas”, explica Milena. Para os que praticam atividade física na academia, Selma Schimdt, também educadora física da Triathon, recomenda um aquecimento de 10 minutos antes do início das atividades. Depois o ideal é mais 30 minutos de treino aeróbio de bicicleta ou esteira e finalizar com uma série de alongamento. “Desta forma é possível manter os músculos mais saudáveis e não correrá riscos de acordar no dia seguinte sentindo dores”, conclui.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

Teste aqui seu Risco Cardiovascular





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas