Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

18/06/2009
Os benefícios das fibras!

As fibras alimentares são componentes encontrados nas paredes dos vegetais, e não são digeridas pelas enzimas do sistema digestivo humano. O seu consumo é importante para a prevenção de doenças do intestino (constipação, doença diverticular e câncer de cólon) e sistêmicas (dislipidemias, doença cardiovascular, diabetes e obesidade).

As fibras alimentares são classificadas em solúveis e insolúveis em água. As fibras solúveis estão relacionadas à redução da absorção da glicose (prevenindo a diabetes) e do colesterol (prevenindo doenças cardiovasculares), produção de ácidos graxos de cadeia curta e redução do tempo de esvaziamento gástrico e trânsito intestinal.

O efeito mecânico das fibras insolúveis no trato gastrointestinal está ligado à aceleração do tempo de trânsito intestinal e ao aumento do bolo fecal. Elas ajudam na prevenção de algumas doenças, como a constipação, diverticulite, hemorróidas e o câncer cólon-retal.

As fibras também podem ser utilizadas no controle da obesidade. Elas estimulam a sensação de saciedade, devido ao aumento do volume do bolo alimentar.

A tabela abaixo traz um resumo dos tipos de fibras, as melhores fontes alimentares e suas principais ações no organismo:



Apesar da ação benéfica das fibras no organismo, uma super dosagem pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente o cálcio e o zinco. A Academia Nacional do Instituto de Ciências de Medicina recomenda a ingestão de 21 a 30 gramas de fibra por dia.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas