Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/06/2009
Café da manhã, o combustível do dia todo!

Um café da manhã equilibrado garante um bom dia e repõe a energia gasta pelo corpo durante o sono. Apesar da aparente inatividade do corpo, os órgãos queimam calorias. Alguns são devoradores de glicose como o cérebro, que queima rapidamente calorias.

Fatores como noites mal-dormidas e poucas horas de sono levam muitas vezes o indivíduo a se abster do desjejum. A razão geralmente é a mesma: acorda-se atrasado para o trabalho ou compromisso. Alguns dizem até que já se acostumaram a não comer de manhã, ou então, quanto muito, bebem um cafezinho e comem um simples pão com manteiga ou margarina.

Alimentar-se pouco nas primeiras horas do dia pode influir no desempenho no trabalho e na escola. A concentração, o nível de inteligência, os reflexos, a clareza de pensamento e até a velocidade com que o cérebro envelhece ficam comprometidos. Consequentemente, a soma desses fatores afeta diretamente a
capacidade de memorização. Fisicamente, o indivíduo pode sofrer de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) ou queda de pressão.

O ditado popular tome café da manhã sozinho, divida o almoço com os amigos e deixe o jantar para os inimigos é sábio e nos remete ao conceito de que é necessário alimentar-se bem durante o dia para que no período noturno um apetite devastador não venha à tona.

O maior pecado nutricional é não tomar café da manhã, deixar essa refeição de lado é não ligar a máquina na hora certa e deixar de regular o cortisol, o hormônio do estresse. Alguns deixam de lado a mais importante refeição do dia em troca de alguns minutos a mais na cama.

Uma alimentação a base de ovos e com bastante gordura também não é ideal para o corpo. Podem suprir parcialmente as necessidades de energia do cérebro, mas prejudicam o corpo. A taxa de colesterol sobe, a gordura saturada aumenta, ocasionando a obesidade, e o risco de doenças cardíacas é maior.

Especialistas recomendam que o corpo consuma 50% de carboidratos no café da manhã para garantir o bom funcionamento e desempenho do organismo e, principalmente, do cérebro.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas