Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/06/2009
Boa forma sempre!

Muitas pessoas têm medo de ficarem velhas. Não querem ter uma aparência desgastada, um corpo frágil, enrugado. Algumas, então, gastam muito dinheiro com cirurgias plásticas, tratamentos estéticos e outros artifícios. Mas a aparência não é tudo. Precisamos nos preocupar também com a nossa saúde e bem estar.

Após os 25 anos de idade, nossos músculos começam o processo de envelhecimento e até os 30 anos de idade perdemos 10% de nossa massa muscular e dos 50 aos 80 anos de idade, perdemos mais 30% de nossa massa muscular total.

E não é só isso, com menos massa muscular, o nosso metabolismo basal diminui. Isso vai ocasionar um aumento nas reservas energéticas, quer dizer, um acúmulo maior de gordura corporal. Com o passar dos anos, reduzimos também nossa densidade óssea, principalmente as mulheres que após os 35 anos de idade perdem 1% de massa óssea por ano, e na menopausa, é ainda pior, são 3% ao ano.

Quando perdemos massa muscular e óssea, sofremos graves conseqüências, as articulações ficam menos protegidas, ficamos mais suscetíveis a problemas e dores nos joelhos, coluna vertebral e ombros, que mais fracos, podem ser lesionados facilmente.
A gordura corporal em excesso pode causar problemas cardíacos, diabetes e outros.

Felizmente, existe uma forma saudável e agradável de diminuirmos e, até evitarmos esses sintomas problemáticos do envelhecimento que é através das atividades físicas, principalmente aquelas praticadas com peso, como por exemplo, o body pump, a ginástica localizada e a musculação.

Estas atividades podem aumentar a massa muscular e a densidade óssea, aumentando assim, nosso metabolismo basal e o gasto energético.

Com isso, fortalecemos nossos músculos e articulações, diminuímos nosso percentual de gordura corporal, junto com os riscos de desenvolver diabetes, doenças do coração, osteoporose e muitas outras.

Muitas mulheres têm receio de praticar atividades com peso por pensarem que isso deixará seu corpo masculinizado. Mas, não é bem assim, ao contrário dos homens, os músculos das mulheres se comportam de outra maneira por questões hormonais. Elas têm de 10 a 30 vezes menos hormônios responsáveis pelo aumento do tamanho dos músculos.

Para se ter um efeito melhor devemos conciliar as atividades com peso com atividades aeróbicas (step, danças, bicicletas, caminhada, etc.) e uma alimentação saudável e balanceada a vida toda.
Agindo assim estaremos contribuindo para um envelhecimento mais agradável e de melhor qualidade.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas