Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/05/2009
Aventure-se!

Que tal entrar em forma com uma boa dose de adrenalina? Não, não se trata de uma nova atividade das grandes academias de ginástica, mas de sair desse ambiente costumeiro e praticar esportes de aventura em contato com a natureza. Rafting, Rapel, Canyonig, Bóiacross, Caiaque, Trekking, Travessia, Arvorismo, Cascading e Tirolesa são algumas das opções. Atividades que ajudam a entrar em forma (queimando calorias e definindo a musculatura) e, ao mesmo tempo, garantem diversão e fortes emoções.

A caminhada é a atividade mais difundida e praticada no ecoturismo. É também a mais simples e segura. Caminhar por trilhas ou pequenas estradas de terra em meio à natureza com cenários como mata atlântica, cerrado, montanhas, vales, canyons, leitos de rios etc. A maioria das caminhadas pode ser realizada em poucas horas, e seu objetivo, geralmente, é alcançar um atrativo como uma cachoeira, um lago ou um mirante. Realizado o objetivo, os participantes retornam ao ponto de partida. Favorece a resistência aeróbica e cardiovascular dos praticantes. Trabalha principalmente os músculos da parte inferior. Auxilia no desenvolvimento da iniciativa e precisão, já que faz com que os praticantes deparem-se com diversas situações inusitadas no percurso.

Já a corrida de aventura foi criada pelo jornalista francês e amante da natureza, Gerard Fusil, em 1989, mesmo ano em que aconteceu a primeira competição, a Raid Gauloises, na Nova Zelândia. Uma corrida com 10 dias de duração que deu início a um universo que hoje sustenta atletas profissionais e organizadores.

No Brasil, a modalidade chegou em 1998, com a Expedição Mata Atlântica. Implantada por um empresário paulista, atualmente, é a única prova do circuito mundial na América do Sul. Em abril de 2000, o país foi sede de uma corrida internacional, em razão do quinto centenário do Descobrimento. A Elf-Authentique Aventure, aconteceu no nordeste brasileiro, cruzando os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em mais de 850 km de percurso.

A corrida de aventura alia o prazer do esporte a uma nova visão, um novo estilo de vida que integra o homem à natureza, ao esporte e a conscientização da necessidade de preservação ambiental. Cada vez mais, adeptos competem em provas espalhadas por todo o território nacional.

Versões da corrida de aventura

- Curtas: são as que têm sete horas de duração. É uma corrida para iniciantes e 95% dos competidores completam a prova.

- Corrida 24 horas: as provas começam num dia e terminam no outro. Normalmente os competidores varam a noite e não descansam.

- Expedições: são as corridas mais longas, normalmente, com mais de 5 dias. As equipes armam uma estratégia completa, determinando quando e quanto tempo vão descansar durante esses dias.

Modalidades

- Orientação: o competidor se localiza na região por meio de mapa e bússola. Através das coordenadas, passa em todos os pontos de controle até chegar no final da prova.

- Trekking: é uma caminhada que às vezes pode se tornar uma corrida, depende do atleta. Geralmente acontece em trilhas ou estradas de terra.

- Mountain bike: utiliza-se uma bicicleta apropriada. É preciso ter muito fôlego para encarar subidas e descidas por terrenos acidentados.

- Canoagem: ocorre em botes infláveis ou canoas canadenses.

- Rapel e Tirolesa: são técnicas verticais utilizadas durante a corrida.

Dependendo da região que a prova é utilizada, utiliza-se patins in line, costeira (andar sobre pedras), vela, mergulho etc.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas