Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

30/04/2009
Identifique as armadilhas que sabotam seus exercícios

Começar a fazer academia ou iniciar um esporte é simples. O desafio aparece alguns dias depois, quando a preguiça entra em cena.

Ao praticarem atividade física, as pessoas diminuem o estresse, se sentem mais dispostas, combatem o excesso de peso e elevam a auto-estima. A prática da atividade física traz também benefícios aos sistemas respiratório e circulatório, diminuindo o colesterol, a hipertensão, diabetes e as chances de infarto do miocárdio. Em relação ao sistema músculo-esquelético, aumenta o tônus muscular e a flexibilidade, garantindo a integridade da estrutura esquelética, a correta postura corporal e a execução de tarefas rotineiras.

Os benefícios são vários, porém não são adquiridos de uma hora para outra. A eficácia de um programa de condicionamento físico deve respeitar certos princípios de treinamento, assim como: escolha dos exercícios, intensidade dos estímulos e freqüência do treinamento.

As desculpas para cabular os exercícios já fizeram 82% dos brasileiros desistirem da ginástica pelo menos uma vez na vida, segundo uma tese de mestrado defendida na Universidade de São Paulo (USP). Dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostram ainda que 50% dos matriculados nas academias abandonam os vestiários antes de 90 dias. Mas, passado o primeiro trimestre de suor, as chances de transformar a malhação em rotina aumentam. Aprenda a resistir bravamente para ganhar um corpo mais saudável e bonito.

A maioria larga a ginástica alegando falta de tempo

Ter muita disciplina no início É o caminho para continuar malhando por anos a fio. O exercício precisa entrar na rotina diária, mas sem virar uma obrigação. Por isso, se você começou a fazer alguma aula ou algum esporte e não está gostando, parta para algo mais prazeroso. Na fase de adaptação, mais importante que perder peso ou ficar forte é sentir-se bem.

As chances de manter o ritmo também ficam maiores se você não exagerar na dose logo de cara. Por isso, primeiro faça uma Avaliação e Orientação Física, depois comece se exercitando três vezes por semana. Mais que isso é pedir para perder o pique. Por outro lado, não adianta nada ser turista de academia.

Faltar à aula de natação, desmarcar o personal trainer ou cabular a corrida no parque por qualquer motivo é abrir a porta para o desânimo. Desculpas esfarrapadas mais freqüentes:

Não tenho tempo

Velha conhecida dos fujões, essa justificativa é a grande campeã. 38% dos desistentes dão essa desculpa. Lembre-se de que a saúde do corpo e da mente é uma prioridade. Assim, sempre haver· um horário, mesmo que pequeno, separado para a atividade física.

Hoje está frio

As confecções já criaram uma infinidade de agasalhos para praticar esportes. Além disso, não há frio que resista a meia hora de malhação. Ah! A chuva só é uma desculpa aceitável para quem se exercita ao ar livre ou faz natação em piscina descoberta.

Estou com cólica

A atividade física regular diminui a intensidade das dores na menstruação. Algumas mulheres se sentem até mesmo aliviadas depois de uma sessão de ginástica. Os exercícios liberam endorfinas que abrandam o mal-estar.

Peguei uma gripe

Quando os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dificuldade para respirar, as chances de ser uma gripe verdadeira, causada pelo vírus influenza, são grandes. Nesse caso a pessoa realmente não tem condições de praticar exercícios, concorda o infectologista Eduardo , coordenador do Projeto VigiGripe. Mas, quando se trata de um resfriado simples, caracterizado por uma pequena obstrução respiratória, não há empecilho para a ginástica.

Não percebo mudanças no espelho

Ninguém fica esbelto e malhado num passe de mágica. O organismo precisa de pelo menos 12 semanas para reagir. Depois disso o condicionamento físico melhora e a pessoa se sente mais forte e flexível. A beleza tão sonhada só vem com o tempo. Mas os ex-sedentários e gordinhos têm uma vantagem: as mudanças no seu corpo aparecem mais rapidamente.

DICAS:

Se convencemos você a ser um indivíduo ativo e REGULAR, não esqueça de se exercitar com roupas confortáveis e com tecidos que favoreçam a transpiração, evitando lycras e tecidos sintéticos;

Escolha um tênis de acordo com seu esporte: corrida, aulas em academia, aeróbica, etc. Atualmente existem tênis específicos para cada atividade e assim você se previne de lesões e dores musculares;

Hidrate-se antes, durante e após a sua atividade. Nada de exageros mas, não espere sentir sede para beber água;

Encontre uma atividade que te dê prazer, não encare como uma obrigação apenas, pois esta é a primeira maneira de você aderir a um programa regular de exercícios.

Vá em frente!


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) A candidíase vaginal e o exercício físico

2) Princípios do treinamento

3) Regularidade nos exercícios

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri e Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas