Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

17/04/2009
Melhore sua flexibilidade

O alongamento é uma forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de elasticidade muscular e mobilidade articular.Trata-se de uma atividade completamente ajustável a qualquer pessoa em qualquer nível de condição física.

Não se pode comparar a flexibilidade da população normal com a de atletas. Um alto grau de mobilidade em determinados movimentos articulares favorece o aprendizado ou aperfeiçoamento de alguns atos motores desportivos. Estado de treinamento - influência direta do fenótipo sobre o genótipo fazendo com que indivíduos em fase inicial de treinamento tenha aumentada sua flexibilidade em qualquer idade em resposta ao treinamento (estimulo exógeno).

Atividades como Meditação influenciam o tônus neurogênico, a atividade basal e propiciam uma descontração, que vai interferir positivamente na melhora da flexibilidade. Nem sempre é apropriado acreditar se maior a flexibilidade melhor à saúde músculo-articular.

Em exercícios buscando saúde a segurança e a moderação são uma boa opção.

Métodos de trabalho da flexibilidade:

Exercícios leves - levam ao aquecimento dos músculos e das estruturas articulares, provocando uma diminuição na viscosidade intracelular e intra-articular, além de proporcionarem um considerável aumento da espessura da cartilagem articular, evitando assim seu desgaste e diminuindo o risco de lesões. Os exercícios de flexibilidade de baixa intensidade, devem ser utilizados ao início e ao final de uma sessão de treinamento, seja de preparação física, técnica ou tática.

1) Método Ativo - ao se exercitar saia de uma posição precisa á outra, lentamente, permanecendo ao final por um período naquela posição.
2) Método Passivo - Movimentos com a ajuda de um companheiro, aparelhos ou gravidade

Exercícios intensos - aumentam o tônus miogênico agudo por acumulo de catabólicos e aumento da circulação local, provocando um encurtamento do músculo em questão, ao mesmo tempo em que os proprioceptores sobrecarregados não respondem corretamente aos estímulos, aliados à diminuição de enzimas musculares e das concentrações de ATP no músculo, fazendo com que a capacidade de relaxamento fique retardada e aumentando os riscos de lesão. Os exercícios de flexibilidade de alta intensidade só devem ser aplicados após um bom aquecimento, que deverá incluir exercícios de flexibilidade de baixa intensidade.

1) Métodos Ativos:

- Método Balístico - Consiste em executar um movimento de forma explosiva, procurando dessa forma atingir o limite da articulação. Na medida em que o segmento se aproxima do limite articular, perde velocidade em função da resistência elástica dos componentes articulares. É muito suscetível a lesões, mas comum em alguns esportes como lutas e dança;

- Método de Insistência - ë executado de forma menos explosiva que o primeiro, porém, ao final do movimento, quando os componentes elásticos e neuromusculares provocam o retorno, do segmento à posição inicial, procura-se insistir o movimento de amplitude máxima por várias vezes.

2) Métodos Passivos:

- Movimentos com a ajuda de um companheiro aparelhos ou da ação da gravidade de acordo com a sensação subjetiva de dor.
- Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Método ativo/passivo) - esse método é calcado no acionamento do fuso muscular durante a primeira fase, que ira provocar uma contração involuntária. Logo após, o individuo somará a essa contração, a sua contração volitiva, acionando o órgão tendinoso de Golgi, que irá provocar um relaxamento reflexo. O resultado desse método é um aumento de flexibilidade com grande trabalho de plasticidade. Os ganhos de flexibilidade são espantosos.

Outra classificação proposta de acordo com os seus métodos de execução:

Lento - método lento é realizado o movimento de forma lenta e gradativa (passiva, assistida ou ativa) até alcançar a amplitude máxima, caracterizado pelo ponto de surgimento da dor ou desconforto;

Rápido - são os exercícios que são feitos em velocidade, alcançando rapidamente a amplitude máxima, quando esse exercício é feito com o uso deliberado da força da gravidade para maior velocidade, costuma-se denominar método balístico;

Apoiados na teoria (FNP) - Facilitação Neuronal Proprioceptiva - exercícios que se caracterizam por envolver duas ou mais fases onde há alternância de exercícios ativo e passivo, objetivando conseguir um grau de amplitude articular maior do que o habitual às custas do relaxamento da estrutura contrátil muscular.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Alongamento

2) Sexo exige bom condicionamento

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas