Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/03/2009
Sedentários, saiam deste grupo

Naturalmente os bebês e crianças não param de se mexer. Possuem espontaneamente uma necessidade de movimento constante, o que lhes garante um desenvolvimento psicofísico harmonioso. No entanto, com o passar da idade, as inúmeras atribuições vão tomando parte do dia-a-dia do adulto, sobrando muito pouco ou nenhum tempo para a prática da atividade física.

Como conseqüência do sedentarismo, inúmeros adultos vêem o equilíbrio físico – mental comprometidos, deparando-se, em muitos casos, com sérios problemas de saúde.

Ao praticarem atividade física, as pessoas diminuem o estresse, se sentem mais dispostas, combatem o excesso de peso e elevam a auto-estima. A prática da atividade física traz também benefícios aos sistemas respiratório e circulatório, diminuindo o colesterol, a hipertensão, diabetes e as chances de infarto do miocárdio. Em relação ao sistema músculo-esquelético, aumenta o tônus muscular e a flexibilidade, garantindo a integridade da estrutura esquelética, a correta postura corporal e a execução de tarefas rotineiras.

Os benefícios são vários, porém não são adquiridos de uma hora para outra. A eficácia de um programa de condicionamento físico deve respeitar certos princípios de treinamento, assim como: escolha dos exercícios, intensidade dos estímulos e freqüência do treinamento.

Quando o organismo é submetido a um estímulo de carga, há um decréscimo da capacidade de “performance” esportiva (fadiga), mas com o repouso, o organismo restabelece suas funções normais, superando os níveis anteriores. Este “prêmio” do treinamento é denominado “supercompensação”. Quando não se respeita o período de recuperação, sobrevém um efeito de estresse de treinamento. Quando um estímulo fica muito distante do outro, os efeitos da “supercompensação” são perdidos e volta-se ao nível inicial de capacidade de “performance”. Para se obter os benefícios do treinamento, o ideal é manter a atividade física de três a cinco vezes por semana.

DICAS para se manter ativo(a):

1) Se convencemos você a ser um indivíduo ativo e REGULAR, não esqueça de se exercitar com roupas confortáveis e com tecidos que favoreçam a transpiração, evitando lycras e tecidos sintéticos;

2) Escolha um tênis de acordo com seu esporte: corrida, aulas em academia, aeróbica, etc. Atualmente existem tênis específicos para cada atividade e assim você se previne de lesões e dores musculares;

3) Hidrate-se antes, durante e após a sua atividade. Nada de exageros mas, não espere sentir sede para beber água;

4) Encontre uma atividade que te dê prazer, não encare como uma obrigação apenas, pois esta é a primeira maneira de você aderir a um programa regular de exercícios. Vá em frente!


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Caminhada, uma atividade fácil de fazer

2) Sedentarismo nas pessoas modernas

3) Sexo exige bom condicionamento?

Para se manter em movimento veja nosso módulo de AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas