Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/03/2009
Exercícios eventuais reduzem a ansiedade?

Em primeiro lugar, o que é Ansiedade?

De maneira sintética, a ansiedade pode ser definida como um estado emocional que ocorre na eminência de uma situação de perigo. A ansiedade é, portanto o nome dado a resposta emocional ocorrida diante de uma situação de emergência em que a pessoa precisa reagir rapidamente e com muita eficiência. Deste modo, compreendemos que a ansiedade pode trazer benefícios, pois faz parte de um conjunto de respostas do organismo que o habilita para ações e reações comportamentais e motoras diante de perigo ou ameaça, livrando-nos então de situação tão negativa. Entretanto, o problema estará no momento em que esta emoção é percebida sem motivos aparentes ou reais ou quando a ansiedade ocorre de maneira desproporcional ao estímulo que a originou.

Ansiedade e exercício

A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. “Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios", diz a psicóloga Adriana de Araújo. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa: "Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar", explica a psicóloga.

Os sedentários que desejam aliviar os sintomas da ansiedade com uma caminhada ou corrida não vão obter o resultado esperado, segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Depois de analisar o efeito do exercício físico aeróbico sobre a ansiedade, pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP verificaram que uma única sessão não resolve o problema.

"Observamos que a atividade física não é um aliado antiestresse se a pessoa não costuma fazer exercícios regulares", disse Ana Beatriz Fernandes Braga, que realizou a pesquisa para sua tese de mestrado.

Os cientistas dividiram 20 mulheres sedentárias, entre 17 e 25 anos, em dois grupos. O primeiro realizou exercício aeróbico, caracterizados por 20 minutos de caminhada ou corrida com intensidade de 55% a 59% da frequência cardíaca de reserva. A frequência cardíaca de reserva é o valor obtido pela frequência cardíaca máxima menos a frequência em repouso.

O segundo grupo, considerado o de controle, foi submetido a 20 minutos de caminhada leve, com intensidade de 20% a 25% da freqüência cardíaca de reserva, ou seja, exercícios que não considerados aeróbicos.

"Depois da sessão de esforço físico, submetemos as voluntárias a um situação de ansiedade", apontou Braga. "Todas as mulheres tiveram de entrar em uma sala e contar em frente a uma câmera a situação mais ansiosa que já tinham passado na vida."

Os pesquisadores utilizaram então dois testes para medir a ansiedade das mulheres e concluíram que não houve diferença entre os grupos.

"A partir desses resultados (e com base na literatura científica), concluímos que os praticantes regulares de exercícios físicos são mais resistentes a uma situação de estresse ou de ansiedade. Eles reagem de uma forma menos ansiosa", disse Braga. "A atividade física regular é uma boa opção de terapia para tratar a ansiedade, além de trazer outros benefícios à saúde e ao bem-estar."


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) O que é ansiedade?

2) Treine a ansiedade, coma menos





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas