Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/02/2009
O alimento certo na hora certa

A ciência médica já comprovou: os alimentos têm papel determinante no processo de prevenção de doenças ao longo da vida, uma vez que a propensão genética é responsável por apenas 18% a 20% dos males que nos afligem. Por oposição, escolhas inadequadas daquilo que ingerimos também podem ter efeito de deflagração de doenças ou de radicalização de problemas de saúde já instalados.

A alimentação saudável também é uma proteção para doenças que atingem a população. Pesquisas científicas relacionam certos tipos de alimentos como fatores de prevenção para uma série de doenças crônicas não-transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer e até mesmo doenças cardiovasculares.

Um exemplo das pesquisas realizadas pela Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, pesquisadora e professora titular de Nutrição Humana da Esalq-USP, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba, é a ingestão, por dia, de 100g de maçã com casca ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e influencia de forma favorável as taxas de colesterol no sangue, além de ter efeito antioxidante, retardando o envelhecimento das células.

O gastroenterologista José Figueiredo Penteado, professor da UFRJ _ Universidade Federal do Rio de Janeiro _, afirma que a ação dos alimentos no organismo vai além da prevenção e pode também contribuir para aliviar sintomas, tratar males e ajudar no equilíbrio emocional.

_ "A busca pela profilaxia e prevenção das doenças é incessante. Muito se fala, discute e propõe para que possamos viver mais e melhor. Os avanços são grandes, inúmeras substâncias vêm sendo utilizadas como propostas para controlar os efeitos do envelhecimento sobre as células. Mas, a base de tudo, ainda é a alimentação, já que muitas das proposições nada mais são do que cópias de substâncias encontradas nos alimentos", afirma Penteado. O gastroenterologista relaciona a ação de alguns alimentos no organismo, com dicas para consumir o alimento certo para aliviar alguns problemas específicos de saúde:

* Para quem tem histórico de osteoporose na família: Cálcio (leite e derivados).

* Para quem tem casos na família de doenças cardiovasculares: Vitamina E (folhas verdes, óleos vegetais, como canola e azeite, castanhas, nozes) e Ômega 3 (truta, bacalhau, atum, anchova, salmão e sardinha).

* Queda de cabelo: Zinco (carnes, frangos, cereais integrais e leguminosas como ervilha, lentilha e grão-de-bico)

* TPM: Aumente o consumo de Vitamina B6, encontrados no frango, peixe, carne, batata, batata-doce, banana e abacate e de Magnésio, através de legumes verdes, chocolate, semente e nozes.

* Depressão: Complexo B (carnes, ovos, leite, nozes e cereais integrais).

* Para quem parou de fumar: É muito importante a ingestão de água. Comece tomando 2 litros por dia e dê preferência a alimentos de baixa calorias, como frutas e hortaliças, com destaque para morango, cenoura crua, tomate cereja e brócolis.

* Anemia: Ferro (carnes vermelhas, fígado e frango). Para as vegetarianas, a recomendação é incluir na dieta beterraba, espinafre, feijão e ervilha, de preferência consumidos junto com vitamina C.

* Dispersão, falta de concentração: Raízes ou tubérculos em purê, batata, cenoura, beterraba, mandioca.

* Ansiedade: Suco de maracujá e chá de ervas. Carboidratos como
pães, promovem o bem-estar. Abuse das balas sem açúcar. Elas ajudam no momento em que a vontade de fumar volta.

* Para diminuir medidas da barriga: Abacaxi, melancia, alface, pepino e berinjela têm efeito diurético, evitam a retenção de líquidos e por isso contribuem para um abdome mais seco.


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Alimentos funcionais

2) Alimentos e rejuvenescimento


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas