Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/02/2009
Dores nas costas

O problema da má postura e dores nas costas se tornou mundialmente preocupante. Para se ter uma idéia, a declaração de Phillipe Souchard, criador de técnica Reeducação de Postura Global (RPG), traduz bem a disseminação do problema: “se você mantém uma postura incorreta por anos, pode não sofrer enquanto é jovem, mas certamente vai sofrer algum dia”.

A RPG, “Reeducação Postural Global é o método criado e desenvolvido pelo francês Philippe Souchard, utilizado no tratamento dos distúrbios ortopédicos e posturais. Considera o sistema muscular como um todo e não de forma segmentada, organizando-se em cadeias. Assim, os especialistas identificam a(s) cadeia(s) afetada(s) e tratam as causas e as conseqüências, sempre se utilizando do princípio básico da técnica, a globalidade.

Segundo o fisioterapeuta e RPGista Amauri Altieri, “a postura incorreta, infelizmente não dá sinais. As pessoas não percebem que estão com problemas. Quando surge a dor a situação, possivelmente, já está complicada”. Completa ainda que “muitas vezes, sem termos consciência, adotamos posições que aliviam determinadas dores e que, a longo prazo, podem fazer mais mal do que bem”. Pois é, aí o tiro saiu pela culatra.

As pessoas estão sofrendo muito de dores nas costas. Infelizmente só procuram auxílio e informação quando o quadro já avançou. De acordo com Dr. Roberto Ranzini, médico ortopedista e especialista esportivo, uma das causas do aumento das dores nas costas é que “as atividades físicas e laborais estão mais agressivas com relação a postura global. Isto não quer dizer que não se deve fazê-las e sim, que a atenção para o problema deve ser maior”.

Os problemas posturais podem advir de várias causas. Entre elas:

(1) a falta de orientação das atividades físicas ou orientações e execuções erradas
(2) sedentarismo
(3)estresse
(4) excesso de exercícios
(5)esforços repetitivos
(6)posicionamentos inadequados por longo espaço de tempo.

Amauri, completa dizendo que “30 a 40% dos casos de problemas na coluna estão ligados à má postura. É muito freqüente essa dor estar associada a um desvio postural como, por exemplo, uma lordose (aumento da curvatura lombar), uma cifose (aumento da curvatura torácica) ou uma escoliose (desvio lateral da coluna). Esses são os chamados problemas morfológicos (posturais) bastante comuns e que a RPG, graças à eficiência dos seus estiramentos ativos, consegue bons resultados”. Como podemos ver, qualquer um de nós está sujeito a ter problemas posturais, por isto, é bom o cuidado começar cedo (antes que a dor seja o alarme) e procurar orientação. O tratamento com a RPG é um pouco lento, precisa de dedicação e paciência.

Se na aula de alongamento um dos objetivos é reduzir tensões musculares e na ortopedia inicialmente trata-se a dor, na RPG “o objetivo é corrigir a musculatura, ou seja, resolver a causa do problema. Nesse aspecto seus resultados são excelentes, como mostra uma pesquisa recém-concluída na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a qual comparou seus efeitos com os da fisioterapia clássica. A reeducação postural se mostrou mais eficiente tanto em derrotar o sofrimento como em evitar dolorosas recaídas.

Hérnia de disco

Quem já não sentiu uma dor terrível nas costas que pode ou não irradiar para as pernas, que atire a primeira pedra. Uma das possibilidades de diagnóstico das dores nas costas, é a hérnia de disco, mas cuidado para não confundir com dores musculares. De acordo com o fisioterapeuta do ITC Vertebral, Helder Montenegro, “a hérnia de disco pode se manifestar como dores localizadas na coluna ou irradiadas para os membros inferiores, se a hérnia for lombar ou, para os membros superiores se a hérnia for cervical, com formigamentos, alterações de sensibilidade e diminuição de força muscular. Como essa sintomatologia é decorrente de uma compressão da raiz nervosa, ela pode ocorrer em qualquer lugar do trajeto do nervo correspondente. Já a dor “apenas” muscular, é sempre localizada nas paredes musculares que ficam nas laterais da coluna vertebral”.

Para os casos de hérnia de disco, Montenegro explica que é preferível usar a RPG quando “o paciente sai da fase aguda da crise de compressão nervosa. O que não significa que a técnica não possa ser usada desde o começo para melhorar a sintomatologia desta patologia. Mas devemos lembrar que precisamos tratar a causa da lesão que vem de uma diminuição de espaço intervertebral. Sendo assim, tem-se que tentar melhorar esse espaço e a melhor forma é através da descompressão vertebral. Por isso a Tração Eletrônica se torna imprescindível para o sucesso do tratamento”.

Quem acha que exercícios leves podem ser feitos para melhorar a dor, engana-se.”Em momentos de crise, a atividade física deve ser interrompida. Mesmo a natação que é considerada uma atividade leve, ainda fora da crise não é a melhor escolha quando se trata de atividade para a manutenção do bem estar do paciente. Após alcançarmos uma melhora do quadro clínico, indicamos o Pilates ou a Musculação por serem as atividades que consideramos mais seguras pelo grau de proximidade e controle de supervisão”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.

Dicas para você se dar bem no seu dia-a-dia:

1) Faça atividade física segura, orientada por profissionais da área;
2) Cuidados com as posturas assumidas no dia-a-dia;
3) 50% das dores na coluna podem ser sanadas com bons hábitos posturais em casa e no trabalho. Em resumo: A informação é uma arma muito poderosa contra os males da coluna.
4) Evite longos períodos sentado, mas, se for inevitável, sempre sentar com o tronco ereto e nunca incliná-lo em nenhuma direção;
5) Sempre usar as pernas para levantar pesos;
6) Se precisar ficar muito tempo em pé utilizar um apoio em uma das pernas mantendo-a elevada;
7) Crie válvulas de escape para o corpo a fim de minimizar o estresse emocional.

Como você pode ver depois desta aula, prevenir as dores posturais pode ser mais fácil com mudanças de atitudes no dia-a-dia do que resolvê-las depois de já instaladas. Que tal se endireitar na cadeira desde agora que está lendo? Boa sorte !


Fontes:

1) Dr. Roberto Ranzini, ortopedista e colunista do Sentir Bem

2) Fisioterapeuta Helder Montenegro

3) Amauri Altieri – Fisioterapeuta e RPGista


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Boa postura previne dores nas costas

2) Má posturas e dores nas costas

3) Tratamentos alternativos para dores nas costas





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas