Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/02/2009
Definição muscular: você também pode ter

Quando começamos a nos exercitar – na maioria das vezes – o objetivo principal é definição muscular. Também chamada de corpo “sarado”, “malhado”.

Definição muscular seria, tornar visível os contornos dos diversos grupos musculares, através de exercícios físicos. Para conseguirmos isso é necessário em primeiro lugar, diminuição da camada de gordura, com uma dieta hipocalórica, ou seja, de baixas calorias,num valor menor do que o ingerido. E aí é comum ouvirmos: mas eu não quero emagrecer! Bem, mesmo assim, mesmo que você não esteja muito acima do peso, a musculatura se encontra sob a camada de gordura do nosso corpo, portanto se essa porcentagem (de gordura), não for baixa, os músculos não vão "aparecer". Por mais exercícios que se faça, o volume muscular tende a aumentar, mas os contornos não aparecem.

A dieta – mesmo que hipocalórica - deve ser balanceada e saudável. Nada de regimes severos, pois é preciso energia para o trabalho que será feito. Um nutricionista, ligado a esportes, faz o cálculo do seu gasto calórico de acordo com o seu programa de exercícios e montará uma dieta que lhe proporcione a energia necessária. Não corte alimentos do seu dia-a-dia sem orientação, pois assim você pode estar se privando de nutrientes importantes para regulação orgânica.

Em seguida, é caprichar nos exercícios.Trabalhos localizados com pesos. Não muito leves; pois o estímulo tem que ser forte para causar adaptações e devem,logicamente, serem orientados por profissionais. Inclua também, os aeróbios, mas é imprescindível saber a intensidade ideal para cada pessoa, aquela intensidade que te trará benefícios, com controle da freqüência cardíaca. Este valor de freqüência cardíaca será determinado na Avaliação e Orientação Física.

Não esqueça uma boa dose de alongamentos, muita persistência e BOM SENSO! Trabalhe com metas reais, não queira ter o corpo que você tinha aos 18 anos estando agora com 40 ou 50 anos. Constância, determinação e bom senso são as chaves do sucesso e da boa saúde!

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Aula para acabar com a flacidez

2) Fazer ou não musculação?

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas