Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/01/2009
Alimentos que ajudam a combater a acne

Para quem imagina que cuidar da saúde da pele é preciso muito dinheiro e disponibilidade, engana-se! Os alimentos contêm substâncias e proteínas poderosas que ajudam a combater a acne, espinhas, cravos e previne o envelhecimento precoce.

Existe a “lenda” que a acne só aparece nas crianças, ou na fase da puberdade o que é um erro. Independente da idade, a pele precisa de trato e cuidados diários, como uma boa limpeza pela manhã e à noite, a fim de desobstruir os poros, evitando o surgimento da acne. Se não tratada a acne provoca lesões conhecidas popularmente por espinhas e ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as cicatrizes permanentes podem desfigurar uma pessoa e serem motivo de ansiedade.

Primeiramente, é necessário conhecer as causas que levam ao aparecimento da acne. Situações que lidamos no dia a dia são fatores preponderantes no desencadear de distúrbios psicológicos, como o complexo de inferioridade, timidez, depressão, angústia, estresse, e os processos físicos: menstruação, alergias alimentares, desequilíbrio hormonal em virtude do aumento da produção de testosterona na adolescência que, por sua vez, estimulam as glândulas sebáceas, entre outros.

Orlando Sanches, esteticista e diretor da Pós-Op Clínica de pó-peratório especializado, exlica que os nutrientes encontrados nos alimentos possuem características e benefícios, capazes de diminuir os sintomas e exerce propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas. “Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável, evita o aparecimento de novas lesões e melhora o estado geral do acnéico”, comenta Orlando.

O excesso de gorduras e açúcar deve ser controlado, aumentando a quantidade de frutas e vegetais. Uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. Beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, ajuda a nutrir não só o organismo como a pele também.

Abaixo, o esteticista elaborou um roteiro dos alimentos que controlam a acne e alguns que devem ser evitados.



A preocupação em manter a jovialidade não é só das mulheres, mas dos homens também. Aspectos que realcem a beleza natural da pele são determinantes na superação da auto-estima. Por isso, se cuidar prevenindo doenças é fundamental. “Em virtude do envelhecimento, as principais funções do organismo entram em declínio, por isso é muito importante seguir uma dieta com nutrientes que ativem de maneira saudável todas as funções, principalmente a expressão genética”, afirma Orlando especialista em estética e diretor da Pós-Op.

O esteticista chama a atenção para os alimentos funcionais, por conterem substâncias químicas importantes no processo de nutrição celular:

Tomate
Fonte natural de licopeno (betacaroteno), o mais potente antioxidante.

Espinafre
Contém ferro e ácido fólico, a vitamina B que baixa o nível de homocisteína, aminoácido fator que irrita os vasos, ocasionando o ataque cardíaco. Contém ainda dois fitoquímicos que previnem a cegueira.

Brócolis e couve-flor
Contém fitoquímicos como sulforafane, que podem destruir substâncias cancerígenas.

Salmão e Sardinha
Possuem a gordura ômega 3. Abaixa o nível de colesterol ruim e de triglicérides.

Fibras
Os cereais (granola e outros) consumidos diariamente ajudam a diminuir o colesterol.

Nozes, sementes de abóbora e gergenlim
Contêm gordura mono e poliinsaturadas que diminui colesterol e triglicérides.

Alho
O alil sulfide pode regredir o crescimento do tumor, além de fornecer proteção cardíaca.

Soja
É um alimento completo que contem os três macronutrientes, como as vitaminas, fibras e sais minerais, que reduz o risco de câncer mamário, além de coadjuvantes na prevenção de câncer de próstata e na prevenção da osteoporose.

Amorácea
Fruta que contém um flavonóide, a antocianina combate os radicais livres ligados a distúrbios cardíacos e ao câncer, além prevenir a infecção urinária.

Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Livre-se das acnes

2) As fases das mulheres

3) Como combater as acnes de graus 1 e 2?

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Estética e Saúde com Orlando Sanches





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas