Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

09/01/2009
Micoses: como evitar e tratar!

Os fungos estão presentes em todos os lugares, e praticamente todos nós ficamos expostos a eles e quando eles acham condições favoráveis de vida, como umidade e calor excessivo, eles reproduzem e podem provocar uma infecção (micose).

Existem a micose superficial e a profunda. No primeiro caso, os fungos ficam na parte externa da pele, ao redor de pêlos ou nas unhas, alimentando-se da queratina presente na pele.Já na micose profunda, a situação é mais complexa, pois os fungos se disseminam através da circulação sangüínea e linfática, chegando até mesmo a infectar a pele e os órgãos internos.

As micoses, também conhecidas como tíneas, são infecções causadas por fungos que se alimentam de queratina. Elas não têm nada a ver com ações de vírus ou bactérias e podem aparecer na pele, no couro cabeludo e nas unhas.

Muitas vezes, o corpo humano tem fungos, mas não desenvolve micose. Para surgir uma infecção, é necessário que eles encontrem condições favoráveis, como:

. pele úmida – os fungos se desenvolvem com maior rapidez na água;
. pele com propensão a aderir fungos;
. períodos de baixa imunidade – estresse e depressão, por exemplo;
. períodos de tratamentos com antibióticos.


As micoses mais comuns manifestam-se no corpo, na cabeça, nos pés, entre os dedos (as populares frieiras), nas virilhas, nas unhas, nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés. Seus sintomas são mudança na coloração da área e irritações no local atingido.

Para evitar que as micoses apareçam, você deve adotar determinados hábitos higiênicos. Confira:

. seque-se bem depois do banho, principalmente nas axilas, virilhas e entre os dedos dos pés e das mãos. Se precisar, use a ajuda de um secador de cabelos nessas dobras;
. não fique com roupas molhadas por muito tempo;
. não use toalhas, roupas íntimas, escovas e pentes de cabelos, bonés e sapatos de outras pessoas;
. não ande descalça em banheiros de clubes ou academias nem em volta de piscinas;
. exija material esterilizado na manicure;
. verifique sempre se a pele e o pêlo de seus animais de estimação apresentam alguma alteração. Caso apresentem, procure um veterinário.


Como se pega a micose?

Há uma falsa idéia de que micoses são contraídas apenas em praias ou piscinas, mas os fungos habitam praticamente todos os lugares.
Assim, as micoses podem ser contraídas nos mais diversos ambientes, especialmente em lugares quentes e úmidos como vestiários, boxes de banheiros, alguns ambientes profissionais em que prevalece a umidade ou ainda por questões higiênicas, aumento de sudorese, uso de tecidos sintéticos (que aumentam a sudorese, não absorvendo o suor e consequentemente criando um ambiente úmido).

Artigos relacionados:

1) Sauna, o calor na medida certa

2) Candidíase vaginal e exercício físico

3) Como se cuidar fazendo exercícios





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas