Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/12/2008
Como se alimentar para a São Silvestre?

Dia 31/12 chegando e, prá quem vai correr a São Silvestre, tradicional corrida paulistana, é importante se preparar adequadamente, tanto na alimentação, quanto nos treinos. É importante saber de algumas coisas de alimentação que podem interferir no seu rendimento. O que é importante saber é que atletas de corridas, onde há movimentos para cima e para baixo, possuem uma maior tendência de desenvolverem problemas digestivos, como por exemplo, azia, diarréias, vômitos, má digestão e dor de estômago.

Portanto, é importante sim a alimentação pré-competição, mas os corredores devem estar em alerta com o tipo de comida que irá ingerir. Deve-se evitar alimentos ricos em proteínas e gorduras pelo menos duas horas antes da competição (bacon, ovos, hambúrgueres e carnes gordas), pois sua digestão é mais demorada, e dar preferência a alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gorduras como frutas, torradas ou pão integral, macarrão com molho vermelho, batata, bife grelhado magro, etc. Sem dúvida nenhuma, os alimentos com essas últimas características citadas, são parte do dia-a-dia de treinamento dos atletas corredores e devem ser adotadas antes da competição.

Um detalhe importante, mas nem sempre lembrado pelos atletas é a temperatura em que ele treina ou irá competir. Geralmente a São Silvestre ocorre em dias muito quentes, e atleta desidratado é a última coisa que você espera !

O consumo adequado de água impede a desidratação.

Por esses simples motivos, é importante aprender a se hidratar de maneira correta. Lembre-se:
Beba líquido sempre antes de estar sedento, pois até o cérebro sinalizar a sede, o atleta já pode ter perdido 1% de seu peso corporal, que equivale a 700 ml de suor (0,7 kg) para um atleta de
70 kg. Uma perda maior de 3% do peso corporal irá interferir no desempenho e decidirá se o atleta ganhará ou não a corrida.

Vamos ressaltar algumas coisas aqui:

• Como saber se estamos bebendo a quantidade suficiente de líquidos?
Conferindo sempre a cor da urina e quantidade. Se ela estiver escura e diminuída, é necessário tomar mais líquidos. A hidratação é considerada normal quando a urina é amarela clara e em quantidade não exagerada, mas não tão reduzida. Outra forma de controlar a perda do suor é se pesar antes de treinar ou competir e depois. Para cada quilo perdido, o correto é beber pelo menos 4 xícaras de líquidos e em dias quentes os atletas podem suar de 2 a 4 quilos, ou seja perder 2 a 4 quilos de líquidos (isso não é perda de gordura, mas de água somente).

• A quantidade certa de quanto beber antes da competição ou treino sempre irá depender do tamanho do atleta, mas o indicado é consumir pelo menos 500 ml de água, sucos leves ou bebidas isotônicas até duas horas antes da competição. Beber de 100 a 250 ml de água de 5 a 10 minutos antes da competição.

• Durante a prova, a hidratação correta irá sempre depender do que se bebeu antes da competição, isto é, o que se consome no início, terá conseqüências sobre o final da corrida. Em dias quentes, beba tanto quanto puder e tolerar confortavelmente. Mas, é melhor já começar a usar essa forma de hidratação durante o treinamento, para não haver estranheza por parte do organismo, se essa regra for adotada somente no dia da competição. É indicado beber 250 a 300 ml de água a cada 15 a 20 minutos de corrida intensa.

Longe da ressaca alimentar

Fim de ano é época de comemoração. E quem pensa que só bebida é capaz de provocar ressaca, engana-se. O excesso de comida também é prejudicial ao organismo. Algumas ceias de Natal e Ano Novo exibem mais de dez pratos diferentes. Há quem misture carne de porco com massas, tortas com legumes e daí por diante. Depois de tudo isso, ainda são oferecidas as sobremesas.

Para evitar os males resultantes dos excessos alimentares, um conselho sempre válido é ter bom senso, orienta Lois Tadeu, chefe da Endocrinologia e Clínica Médica do Hospital Memorial. “O ideal é ter moderação e distribuir bem os três grupos alimentares, formados por carboidratos, proteínas e lipídios. Na ceia, coma de tudo, porém em poucas quantidades”, recomenda o endocrinologista, ressaltando que uma boa opção é usar as frutas para compor a ceia, pois elas são nutritivas e não dão ressaca alimentar.

O médico explica ainda que a sobrecarga temporária do organismo pode causar diarréia, náuseas e má digestão. “O excesso de açúcares prejudica o pâncreas. Já as gorduras e o álcool em demasia fazem mal à vesícula e a todo o sistema digestivo. Nos dias seguintes às festas, alimentação leve e boa hidratação ajudam a desintoxicar. Mas o melhor é optar pelas pequenas porções de comida”, reforça.

Artigos relacionados:

1)Carboidratos e exercício

2)Evite tonturas ao correr


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas