Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/11/2008
Para não errar: light ou diet?

No mês dedicado às campanhas de prevenção e controle da Diabetes, rede apresenta propriedades e diferenças entre esses produtos

É cada vez maior a oferta de alimentos diet e light nas gôndolas das principais redes varejistas do Brasil. Somente na rede Mundo Verde existem 420 alimentos diet e 720 light cadastrados pelo departamento de compras. Mas há quem pense que esses dois tipos de alimentos servem para a mesma finalidade. Para evitar que as pessoas consumam alimentos não recomendados para a saúde, a rede Mundo Verde está lançando a campanha Light & Diet, que oferece informações sobre as propriedades e diferenças entre estes produtos.

Além de folhetos e material explicativo nas lojas, no portal www.mundoverde.com é possível encontrar um vídeo com informações da nutricionista da rede sobre o assunto. A campanha é direcionada especialmente a diabéticos, portadores de doenças com restrições alimentares e adeptos de dietas para emagrecimento. “Algumas pessoas associam o termo ‘diet’ com a palavra dieta, e por isso pensam que é o alimento para emagrecer, esquecendo que existem outros motivos para restrições alimentares (dietas), como por exemplo, alergias ou hipersensibilidades alimentares”, destaca a nutricionista da rede, Flávia Morais.

Ela lembra que os produtos diet, surgidos na década de 70, são aqueles totalmente destituídos de um ingrediente, que pode ser açúcar, lactose ou glúten, enquanto o produto light apresenta redução de pelo menos 25% em um ingrediente de sua composição. “Produtos sem lactose ou sem glúten ou sem açúcar podem ser chamados de ‘diet’, desde que tenham registro no Ministério da Saúde”, esclarece a nutricionista.

Por isso um diabético deve ficar atento porque nem todo produto diet significa sem açúcar e alguns fabricantes rotulam seus alimentos com a inscrição “sem adição de açúcar”. Para evitar a compra do produto errado, Flávia alerta: “Esses termos não substituem a leitura do rótulo e da tabela nutricional dos produtos pois é neles que constam as informações sobre que nutriente foi eliminado ou reduzido, qual o tamanho da porção, entre outras”.

Apesar de diminuir a quantidade de certas substâncias, ser classificado como light não é garantia de perda de peso para as pessoas. “Os alimentos light não têm o poder de emagrecer pois não são termogênicos (alimentos que ajudam a queimar calorias). Eles podem aparecer na dieta de quem quer perder peso por terem menor valor calórico, mas não porque emagrecem”, ressalta a nutricionista.

Conceito em alimentação

A campanha Light & Diet faz parte da estratégia da rede de trabalhar “conceito em alimentação” e não somente produtos para comercialização. Maior rede de lojas especializadas em produtos para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece mais de 7 mil itens, com destaque para produtos alimentícios naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos).

“O Mundo Verde não se diferencia apenas pela diversidade, mas sim pelo compromisso em fornecer informação nutricional de qualidade para nossos clientes. Vendemos ‘conceito em alimentação’ e não simplesmente produtos alimentícios”, destaca a sócia-fundadora e diretora da rede, Isabel Antunes Joffe.

Serviço:
Serviço gratuito “Alô, Nutricionista” pelo 0800-0222528 (segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas)

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas