Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/10/2008
Segurança na corrida

Estima-se que 40% da crianças com rinite alérgica apresentem broncoespasmo induzido pelo exercício. A obstrução nasal também é uma realidade importante e não pode deixar de ser assinalada. Durante a atividade física é possível que aumente a exposição de substâncias alergizantes, em função da maior quantidade de ar respirado durante os exercícios. Pessoas que praticam esportes recreativos ou mesmo atletas profissionais podem apresentar manifestações clínicas durante os exercícios. Os esportes mais recomendáveis para os alérgicos são os aeróbicos.

Como evitar crises alérgicas durante os exercícios?

As medidas profiláticas são fundamentais no controle das manifestações clínicas exacerbadas pelos exercícios físicos. Utilize sempre a respiração nasal para que o ar chegue condicionado aos pulmões. Havendo sintomas clínicos de alergia não inicie os exercícios físicos sem ouvir conselhos médicos. Evite ambientes muito quentes ou muito frios, poluídos, com odores fortes, mofos, etc.. Manter boa hidratação do organismo e usar roupas adequadas é indispensável. Fazer aquecimento antes e relaxamento muscular depois dos exercícios são recomendáveis. Medidas de ordem medicamentosa podem ser instituídas sob orientação médica em casos especiais. Alguns medicamentos anti-alérgicos podem comprometer o desempenho físico do atleta em função da sedação que provocam.

Corrida na rua

A corrida de rua é uma das modalidades do atletismo que mais cresce no mundo, e não é por ser qualificada como tal que tem que ser praticada somente na rua. Todo e qualquer esporte deve ser praticado com segurança para que traga benefícios para a saúde do praticante.

Atualmente, no mundo, existem milhões de corredores que participam das provas pedestres nas mais variadas distâncias, diversas associações de corredores e empresas de organização de eventos esportivos que reúne em muitas das competições, um público de até 100 mil corredores, como é o caso de uma prova de 12 km realizada em São Francisco, nos Estados Unidos.

É comum vermos pelas ruas (literalmente na rua) vários corredores desafiando o espaço com os carros, ônibus e motos.

O corredor é um alvo fácil para os motoristas, que as vezes nem sequer percebe ao seu lado uma moto, ou ciclista, que dirá um pedestre desprotegido.

Seguindo os conselhos da engenharia de tráfico, as vias públicas são destinadas para veículos automotores (extremamente correto), e os pedestres, quando têm a necessidade de cruzar estas vias, devem se utilizar das faixas exclusivas para eles (evitando possíveis atropelamentos).

Hoje em São Paulo morrem mais de dez pessoas atropeladas por dia (você não quer fazer parte desta estatística).

Procure correr em locais que ofereçam segurança como parques, centros esportivos ou à beira mar (desde que a praia seja plana e não inclinada para evitar lesões nos joelhos e coluna).

Para se tornar um excelente corredor de provas pedestres, não é necessário treinar todos os dias nas ruas. Veja por exemplo o queniano Paul Tergat, pentacampeão da São Silvestre (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000), a maioria de seus treinos são realizados em trilhas na floresta e pista de atletismo (os treinos específicos de velocidade), em rua sua participação se restringe somente as competições.

Outro exemplo é o mexicano naturalizado americano e bicampeão da São Silvestre Arturo Barrios (1990 e 1991), que mora e treina em Bolder, no Colorado (EUA), uma região montanhosa e que favorece na preparação de atletas de longa distância. Arturo Barrios era um especialista em corridas de rua, que se tornou recordista mundial dos 10 mil metros em pista, com o tempo de 27:08, média de 2"43 por quilometro.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas