Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/10/2008
Emagreça com saúde

Um dos problemas mais sérios decorrentes da má alimentação é a obesidade, tanto que muitas pessoas buscam combatê-la com remédios para emagrecer. Porém, existem opções saudáveis que auxiliam a eliminar os quilinhos a mais e ainda proporcionam bem-estar. Uma boa alimentação e atividades físicas funcionam melhor do que dietas milagrosas e medicamentos. Mas para que dê resultados, é preciso saber quais alimentos colocamos no prato e quais os nutrientes necessários para a saúde.

Problemas causados pela Obesidade:

A nutricionista Fernanda Granja, da rede Mundo Verde, alerta “Além da baixa alta estima e problemas conjugais, sociais e profissionais, quem sofre de obesidade tem uma qualidade de vida extremamente comprometida e limitada. Os riscos inerentes ao excesso de peso levam a uma diminuição da expectativa de vida”. Afinal, não é a obesidade que mata e sim, os problemas decorrentes dela como:

diabetes;
alteração no colesterol ruim;
hipertensão arterial;
doenças respiratórias;
hérnias;
cálculos na vesícula;
artroses;
varizes;
alterações psicológicas;
infertilidade;
síndrome do ovário policísticos;
disfunções sexuais.

Orientações das Nutricionistas Fernanda Granja e Flávia Morais, da rede Mundo Verde:

· Não pense em calorias e sim na qualidade dos alimentos (nutrientes).
· Aspectos agradáveis, como a cor, sabor, aroma e textura, devem ser observados, tornando hábito a ingestão de alimentos saudáveis, como os alimentos funcionais que, além de suas funções nutricionais básicas, ajudam na redução do risco de doenças crônico-degenerativas, na prevenção e na manutenção da saúde física e mental.
· Uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental, por isso priorize os alimentos integrais, frutas, verduras e legumes - de preferência orgânicos - e óleos vegetais prensados a frio.
· A ingestão de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos é essencial, pois eles auxiliam na manutenção da saúde, estimulam o sistema imunológico, reduzem a ação dos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer. Além de ter papel importante na manutenção do peso.
· Para que o corpo não faça suas reservas extras, basta realizar de 5 a 6 refeições pequenas por dia em intervalos de 3 a 4 horas aproximadamente. Sem pulá-las, evitando jejum. Uma boa opção é ter na bolsa frutas oleaginosas, secas e barras de cereal;
· Durante a semana procure variar a alimentação, pois quanto maior a variedade e o número de cores, mais nutritivo é o prato, além de não enjoar dos alimentos. Ao comer, priorize alimentos frescos, integrais (arroz, pães, torradas e bolachas integrais, pão preto, etc.) e não-gordurosos (preparações assadas, grelhadas e ensopadas);
· Não beber líquidos em excesso (no máximo 1 copo) junto às refeições; no entanto durante o dia beba bastante água;
· Alimentos como a pimenta, o gengibre, canela e chá verde e branco têm ação termogênica e podem auxiliar na perda de peso associada a bons hábitos alimentares;
· Pratique atividade física regular e orientada.

Para evitar esses problemas, a nutricionista preparou uma lista de alimentos saudáveis para auxiliar na perda de peso:

Arroz integral e outros cereais integrais: auxiliam na saciedade, redução do colesterol, da glicose sangüínea, da ansiedade e da depressão, devido à presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas.
Alimentos diuréticos, como melancia, morango, abóbora, beterraba,
Escarola e cenoura: de fácil digestão, esses alimentos levam menos tempo no trato digestivo diminuindo a retenção de líquidos e o inchaço decorrente.

Maracujá, maçã e laranja: devido à fibra solúvel pectina, desacelera a absorção de carboidratos e aumenta a sensação de saciedade.
Chá branco: essa bebida possui um gosto mais suave do que o chá verde, mas concentra mais antioxidantes e nutrientes (maior nível de catequinas).

Chá verde: preserva os polifenóis naturais e possui cafeína que, com sua ação termogênica, acelera o metabolismo e auxilia na queima calórica.

Alimentos protéicos, como a quinua, leite e ovos: a carência de proteínas auxilia no aparecimento de gordura localizada. Além disso, a quinua possui fibras, mas não tem glúten em sua composição.
Chocolate meio-amargo, sem glúten e lactose: um pedaço antes das refeições aumenta a saciedade, reduz a pressão arterial e é estimulante, pois o cacau tem cafeína e alta concentração de flavonóides.

Linhaça: rica em fibras solúveis e insolúveis, é excelente regulador intestinal e causa saciedade. Apresenta também altos índices de ômega 3, 6 e 9 - que protegem contra doenças cardiovasculares, trombose, hipertensão e doenças auto-imunes, além de aumentar o nível de colesterol bom (HDL) e abaixar o colesterol ruim (LDH).

Mas nem todo alimento é saudável, por isso é preciso ficar atento e reduzir ou até cortar alguns:

Alimentos ricos em sódio, como embutidos como lingüiça, salsicha, mortadela e em temperos prontos: eles retêm líquido e causam o inchaço, além do aumento na pressão arterial.
Alimentos com gordura trans: estudos comprovam os malefícios desta à saúde, que vão desde redução do colesterol bom até acumulo de gordura na região abdominal. Apesar de dar consistência e sabor a muitos alimentos industrializados, já há muitas opções de alimentos sem essa gordura.

Alimentos com excesso de açúcar ou carboidratos: causam acúmulos de reserva de energia que originam a gordura localizada.

Informações adicionais:

· Em 2000, o Ministério da Saúde definiu “A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.”

· Segundo o IBGE, em 2004 - na última pesquisa realizada -, divulgou a existência de cerca de 10,5 milhões de adultos obesos no país.

· A ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) informa que 41,1% dos homens adultos estão acima do peso e 8,9% são considerados obesos. Já entre as mulheres adultas 40% estão acima do peso e 8,9% são obesas. As pessoas acima do peso estão a um passo da obesidade.

· A ONU divulgou em setembro/08 que o Brasil é o 3º maior consumidor, no mundo, de remédios inibidores de apetite produzidos à base de anfetamina.

Serviços:
www.mundoverde.com.br
Alô nutricionista: 0800-0222528 (funcionamento das 13 às 18 horas)

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas