Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/10/2008
Boa alimentação faz crescer o cabelo

Nós somos o que comemos. É sempre um alerta que os médicos fazem para que nunca descuidemos de nosso hábito alimentar. Tudo o que ingerimos interfere diretamente em nosso organismo como um todo, até mesmo no crescimento do cabelo. "Ter uma alimentação saudável, bem como usar suplementos alimentares pode ter uma importante ação no tratamento capilar", acredita Dr Arthur Tykocinski, médico dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A alimentação não, necessariamente, resolve a causa básica da calvície, mas ela pode contribuir muito para o seu tratamento. Significa que qualquer deficiência alimentar pode causar danos aos cabelos. "A alimentação nem sempre é adequada ou suficiente: o processo industrial reduz o valor nutricional dos alimentos, reduzindo vitaminas e fibras, que de certa forma exercitam o tubo digestivo, mantendo-o saudável. Ingerir é diferente de absorver", explica o médico.

Além disso, na busca pela qualidade de vida e por um corpo perfeito, os exercícios aumentam o consumo dos micronutrientes, oligoelementos e proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais. O leite, além da caseína insolúvel responsável pelo queijo e digerida pelo adulto, contém ainda a caseína solúvel e lacto-globulinas, ricas em aminoácidos essenciais, mas não absorvidas no processo de digestão de um adulto. Além disso, a lactose é freqüente causa de intolerância alimentar presente em até 80% da população adulta, causando quadros de não absorção. Tykocinski, que é especialista em transplante capilar afirma que "a suplementação adequada pode ser obtida com produtos a base de whey protein com troca iônica e sem lactose, que retiram do leite o que há de melhor, quebram e filtram essas proteínas, resultando em AA essenciais de alta absorção".

No caso das mulheres em fase fértil, existe um agravante: o fluxo menstrual representa uma perda crônica ao organismo, em especial de ferro. Teoricamente, o organismo deveria ser capaz de contrabalançar esta perda, aumentando a absorção de ferro. Vale lembrar que este mineral é de difícil absorção, mesmo com suplementação oral. Mesmo que as reservas de ferro sejam suficientes para evitar anemia, esse estoque poderá ser insuficiente para os cabelos que necessitam níveis maiores. "É como se o organismo desse prioridade à produção de hemoglobina em detrimento ao cabelo, o que biologicamente faz todo sentido. Esse é um dos motivos que explica as variações no ciclo capilar das mulheres, com freqüentes eflúvios, não raros ligados à carência de ferro. Esta deficiência pode inclusive agravar outro problema, a perda capilar padrão feminino (alopecia androgenética) ou limitar a resposta aos anti-andrógenos. Além disso, é importante ter uma dieta saudável rica em proteína, zinco, silício, selênio e ferro", explica. Por isso, um acompanhamento nutricional e uma suplementação alimentar podem ser altamente benéficos. Tykocinski passa algumas recomendações que podem ser úteis:

- A base da alimentação saudável são verduras, legumes, muita fruta, cereais integrais, soja e peixe.

- Para beber, água mineral, água de coco, ou suco de frutas (evite carboidratos à noite). Também chá-verde, banchá, chá-mate ou preto, que são melhores que café. Tem efeito antioxidante e melhoram a função coronariana. Pesquisas recentes constataram que uma ou duas taças de vinho tinto por dia também diminui a incidência de problemas coronarianos.

- Deve-se trocar a carne vermelha, rica em colesterol, pelo peixe ou soja. A carne vermelha crua pode aumentar o risco de câncer de próstata. Comer peixe significa variedade, além da pescada branca, como badejo, linguado, atum fresco, bacalhau fresco, robalo, merlusa, truta, Saint Peter, agulhão, serra. O salmão e a sardinha são ricos em omega-3, importante para a pele e coronárias. Peixe bom é peixe fresco e com tempero natural.

- Evite a gordura animal que é um veneno rico em colesterol. A gordura vegetal não contém colesterol. Importantíssimo, evite a gordura vegetal hidrogenada "a maléfica gordura trans" que enrijece os vasos sanguíneos. É encontrada em margarinas, sorvetes de massa, biscoitos ou alimentos industrializados crocantes.

- Substitua o creme de leite pelo creme de soja. Fuja das frituras e use azeite de oliva extra-virgem, pois é prensado a frio e, portanto, mais saudável.

- Troque os doces pelas frutas, ricas em vitaminas.

- Grande parte das vitaminas são desnaturadas pelo calor, portanto, mais um motivo para comer muita fruta. Alimentos "tipo natural" processados não valem. Consuma cereais integrais e apenas tostados, evitando os do tipo "flocos". Enriqueça o cereal com semente de linhaça, amêndoas e castanha do Pará, ricos em óligo-elementos.


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas