Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

10/10/2008
Yoga para crianças atua diretamente no sistema nervoso e na auto-estima

A dificuldade de concentração e atenção das crianças, ainda é problema para muitos pais e professores. A psicopedagoga e professora de yoga, Lucia Sandri garante que aulas de Yoga podem fazer a diferença. “Hoje eu sinto uma preocupação muito grande em ocupar as crianças de uma forma sadia para que elas possam se tornar futuros profissionais bem sucedidos” – garante.

O grande diferencial do Yoga é que os movimentos vão desenvolver a coordenação motora, postura corporal, estabilidade, equilíbrio, força e alongamento, melhorando o fluxo de energia, fortalecendo os músculos, o sistema imunológico e trazendo uma capacidade fantástica de concentração.

A tal concentração que tantos pais e professores almejam. Afinal, quanto mais concentrada a criança estiver, mais fácil será o aprendizado e a assimilação do conteúdo se dará de forma rápida e tranqüila. A criança se mostrará com melhores condições de ouvir, pensar e responder, ganhando mais tempo para a recreação e brincadeiras.

O yoga apenas passa a mensagem das vantagens de progresso calmo e consciente. As crianças são naturalmente ativas e excitáveis e o yoga não pretende eliminar estas duas facetas, pois fazem parte do seu crescimento. Além disso, os exercícios procuram mostrar à criança que ela é capaz de ampliar suas habilidades e seu conhecimento. Isso lhe dá mais confiança e mais auto-estima.

“O que mais eu percebo é que as mães têm medo de colocar a criança no yoga, acreditando que a hiperatividade da criança poderá prejudicar o andamento da aula. Porém, apresentamos a aula de forma lúdica, com histórias e brincadeiras. A criança nem percebe que está fazendo uma aula de Yoga e conquistando todos os benefícios que ele proporciona, ainda que de forma subliminar.” – revela Lucia Sandri, proprietária do Instituto Integrado Sandri.

Pelo fato do Yoga ser uma atividade que concentra, ele acaba se tornando fundamental e não existe idade certa para que as crianças comecem esta prática. Muitos dizem que é deve ser aos 7 anos de idade, quando o sistema nervoso já está formado, porém, a idade cronológico é relativa e o mais importante é a criança querer. Jamais force uma situação na qual ela não está preparada.


Serviço:

www.yogasandri.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas