Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/09/2008
Dieta não é remédio

Médico nutrólogo esclarece mitos e verdade sobre alimentação saudável

Para muitas pessoas, a idéia de fazer dieta é freqüentemente associada a abrir mão do prazer de comer. Trocar alimentos como um bife suculento por frutas e cereais, de fato, podem desestimular a busca pela perda de peso. No entanto, para o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Durval Ribas Filho, uma dieta não deve ser encarada como "mal necessário", mas sim como uma forma de reeducação alimentar.

"A pessoa que inicia uma dieta resignando-se por ter de comer menos acaba por desistir em pouco tempo", explica o nutrólogo, que recomenda que as dietas sejam acompanhadas regularmente por um profissional especialista. "A questão não é sobre o que é permitido e o que é proibido, e sim sobre estímulos a uma reeducação alimentar com foco em uma vida saudável", aponta.

A seguir, o médico nutrólogo procura esclarecer alguns mitos sobre as dietas.

Dieta é remédio?

Não se deve pensar na dieta como forma apenas de resolver algum problema, como o sobrepeso ou obesidade. A dietoterapia deve ser constante, sem data para terminar - daí ser vista como um processo de educação alimentar.

Comer pouco muitas vezes é o segredo?

É importante fracionar as refeições em cinco ou seis vezes por dia. Mas é preciso tratar cada uma como uma refeição em si - ou seja, não adianta comer em frente à TV ou enquanto faz outra atividade, pois o cérebro não registra o ato de comer e os sinais de fome reaparecem mais rápido.

Carne vermelha é a grande vilã?

Não. A carne vermelha é importante fonte de nutrientes e ajuda a evitar anemia em fases de crescimento acelerado, por exemplo.

Controlar as calorias evita engordar?

Pensar em dieta apenas como o consumo de baixa quantidade de calorias é perigoso, pois pode-se estar abrindo mão de outros nutrientes essenciais para o organismo ao fazer isso. A recomendação é escolher uma alimentação balanceada, que supra as necessidades energéticas do organismo sem deixar faltar proteínas, minerais, vitamina e outros elementos.

Muita proteína ajuda a ganhar massa muscular?

Tanto a falta como os excessos são nocivos ao organismo. No caso das proteínas, por exemplo, o consumo excessivo pode estimular a formação de cálculos renais.

Alimentos saudáveis demandam tempo de preparo?

Hoje em dia já é possível encontrar opções nutritivas prontas para consumo, como iogurtes, torradas, sanduíches naturais, barras de cereais, frutas secas e desidratadas, por exemplo. Mas essas opções devem ser complementos à alimentação, e não substituir as refeições.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas