Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

30/03/2006
Um menu só para você

Nada melhor do que alguém cozinhar para a gente não é? Ainda mais se este cardápio for exatamente adequado ao que precisamos, seja por dieta, recomendação médica ou prática esportiva de alto nível. Pois é, hoje já existe este serviço oferecido por nutricionistas e empresas de nutrição que elaboram os MENUS PERSONALIZADOS, particulares ou empresariais.

Desvendando o mistério

Com a correria do dia-a-dia e a preocupação cada vez maior com a saúde, as pessoas estão buscando serviços de primeira, como este oferecido por nutricionistas. Nada de lanches rápidos cheios de maionese ou salgadinhos, o papo agora é outro. Isto mesmo, a conscientização está cada vez maior. Olha que maravilha: a nutricionista vai até a casa/empresa do cliente para prestar consultoria na elaboração dos cardápios e propriamente das comidas.

De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, “a nutricionista ao ir à casa do cliente elaborará um cardápio personalizado, de acordo com as necessidades e hábitos alimentares da pessoa e/ou família, dará dicas para cozinheiras de como cozinhar com menos calorias e ensinará o preparo dos alimentos com menos gorduras, mas com muito sabor”. Cristiane Sadakata, também nutricionista, complementa que “haverá orientação da aquisição de matéria prima até o prato servido”. Viu que comodidade e eficácia?

Ao chegar à casa dos clientes, as nutricionistas são unânimes em afirmar que a maior dificuldade é fazer a pessoa “confessar” os pecados à mesa, bem como alterar alguns hábitos arraigados, mas que não são saudáveis, como, por exemplo, inserir uma fritura no almoço ou no jantar.

Conhecendo o cliente “a fundo”

O primeiro passo para o sucesso do serviço e conhecer bem seu cliente. “Deve-se fazer uma consulta inicial, uma anamnese completa para se estabelecer os objetivos da consultoria e identificar os erros na alimentação”, salienta Priscilla. Depois disto, a nutricionista vai até a casa do cliente, já com o cardápio personalizado. A nutricionista fará também a lista de compras, para não faltar nada no preparo facilitando assim a elaboração dos pratos com sabor e menos calorias.

No caso das patologias (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia), o serviço torna-se mais complexo, pois a nutricionista estará trabalhando juntamente com o médico do cliente para acompanhar a evolução do caso. Mas, a esmagadora maioria procura este serviço para emagrecer e ter uma boa qualidade de vida através da alimentação.

Indo mais longe

Algumas empresas especializadas em consultoria de nutrição, vão ainda mais longe. Dentre seus clientes e serviços, elas podem oferecer:

(1) Treinamento de cozinheiros: o conhecimento de técnicas de preparo, demonstração de formas de preservação do valor nutricional dos alimentos, elaboração de preparações mais lights e explicação de como montar uma refeição equilibrada.

(2) Cardápios empresariais variados: cardápio com adequação calórica e nutricional para público alvo. Treinamento de cozinheiros com confecção de cardápio e adaptação de receitas conforme verba destinada ao setor. Orientação nutricional para equipe de trabalho e, posteriormente, para todos os funcionários.

(3) Cálculo da composição nutricional do cardápio: restaurantes enviam seus cardápios para serem calculados os valores calóricos de cada prato para informar o cliente.

(4) Adequação nutricional e cálculos: para refeições congeladas, por exemplo, em SPAs quando os clientes/pacientes levarão seus pratos para continuar a dieta em suas casas.

Fonte: RG Nutri

Como você viu, estes são serviços em excelência, ou seja, aliam dedicação, informação, orientação e resultados. Agora que você já conhece, porque não experimentar?






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas