Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

12/09/2008
Qual a melhor hora do dia para ser operarado?

Você sabe qual a melhor hora do dia para ser operarado?
Segunda pesquisa americana o período da manhã é o mais recomendado


Segundo uma pesquisa de um grupo de cientistas americanos, que acompanharam a evolução de 90 mil cirurgias realizadas num período de quatro anos no Centro Médico da Universidade Duke nos Estados Unidos, grande parte das complicações e queixas de desconforto foram registrada nos procedimentos realizados após às 16 horas. As queixas mais comuns como dor, náusea, vômitos e infecções no local da incisão cirúrgica foram três vezes mais freqüentes entre os pacientes da tarde do que aqueles operados pela manhã.

De acordo com o estudo, divulgado pela revista Quality & Safety in Health Care, as razões que explicam este resultado são: cirurgiões, anestesistas e enfermeiros parecem estar mais dispostos pela manhã e isso pode interferir na performance durante a cirurgia e no acompanhamento do pós-operatório. Alguns pacientes ficam um pouco constrangidos de chamar o auxílio dos profissionais à noite, eventualmente atrasando a recuperação. Outro motivo é a questão orgânica, pois a produção de endorfinas, substâncias produzidas pelo corpo para diminuir a dor, é maior pela manhã, diminuindo à noite. Se, por exemplo, a cirurgia inicia às 17 horas, o efeito da anestesia terminaria à noite, quando a quantidade de endorfinas diminui bastante, aumentando as dores do paciente.

Segundo Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional / Cirurgia Plástica, aqui no Brasil a maioria das pessoas que passam por cirurgias, marcam datas e horários pensando apenas em suas agendas. “Os brasileiros estão mais preocupados em ocupar o tempo vago, sem atrapalhar suas atividades normais. Mas, caso tenham conhecimento desta pesquisa, talvez mudem de idéia.”, finaliza ele.

Serviço:

O site do Centro Nacional / Cirurgia Plástica é www.cirurgiaplastica-cnacional.com.br.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas