Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/08/2008
Por um rosto mais jovial

Elas trabalham, estudam, namoram, são alegres, vaidosas e têm orgulho de dizer sua idade. Esse é o resultado da mais recente pesquisa da marca Dove, com mulheres acima dos 50 anos. Dove realizou sua terceira pesquisa global A Beleza Amadurece, entrevistando 1.450 mulheres, com idades entre 50 e 64 anos, em nove países: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Japão.

Os dados da pesquisa coletados no Brasil são muito interessantes e revelam que:

· 92% das entrevistadas acreditam que está na hora da sociedade mudar sua visão sobre as mulheres e sobre o envelhecimento;

· 97% acham que a mídia e a propaganda precisam representar imagens mais realistas de mulheres de mais de 50;

· 95% acreditam que as gerações passadas de mulheres acima de 50 não faziam o que as mulheres fazem hoje.

Chegar à terceira idade não significa mais encerrar planos, não ter expectativas, como antigamente. Esta visão tem mudado nos últimos anos, principalmente para a ala feminina... Nunca se viu tamanha participação de mulheres em faculdades, debates e atividades de recreação, como nesta etapa da vida. “Isto significa que elas estão descobrindo novos valores, procurando viver intensamente, participando ativamente de atividades artísticas, procurando novas chances no mercado profissional. Com tantas ocupações, os cuidados com a beleza e a boa aparência não diminuem na terceira idade, se intensificam”, defende o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

Segundo o especialista, a mulher na terceira idade está mais consciente de sua importância social e aproveita essa autonomia para cultivar uma boa imagem. "São pacientes que compreendem bem a passagem do tempo e sabem que jamais voltarão a ter uma aparência de 20 anos. Elas estão dispostas a melhorar o visual, sem radicalismos, pois valorizam a sua própria história de vida. Têm filhos independentes, são economicamente ativas ou aposentadas com condições de viajar e aproveitar a vida”, diz o médico.

Medidas para valorizar o rosto

Com o avanço da idade, é preciso compreender que a pele perde a capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina. Além disso, os vasos sangüíneos passam a ter mais dificuldade para eliminar as toxinas do organismo, nutrir e oxigenar as células da epiderme. Fatores externos como estresse, fumo, excesso de exposição solar, poluição, consumo intenso de álcool e uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e fibras também têm influência nesse processo.

Apesar da passagem de tempo ser um processo natural é possível tornar o processo de envelhecimento mais suave e menos traumático. Para diminuir o impacto do envelhecimento extrínseco, aquele provocado por agentes externos, medidas simples podem ser tomadas, como o uso de filtro solar diário. Já o chamado envelhecimento intrínseco, ou cronológico, pode ser combatido com a adoção de uma dieta saudável e de outros hábitos de vida saudáveis.

O processo de envelhecimento também varia de acordo com a raça, tipo de pele e sexo. “As pessoas de pele clara, sardas e olhos claros estão mais propensas a desenvolverem o envelhecimento precoce”, alerta Ruben Penteado. Quando não é mais possível prevenir, cabe ao cirurgião plástico a melhor indicação de tratamento para rejuvenescer o rosto. Dentre as muitas possibilidades existentes destacam-se:

Minilifting

A técnica é recomendada quando a flacidez abrange apenas o rosto e não traz grandes alterações na fisionomia, normalmente a partir dos 35 anos. O resultado definitivo, livre de flacidez e rugas, pode ser percebido após cinco meses. “Sob anestesia local com sedação ou geral é feita uma pequena incisão no bordo anterior das orelhas, podendo se estender para trás ou para o couro cabeludo. A cicatriz é quase imperceptível, pois fica escondida no couro cabeludo”, explica Ruben Penteado.

Blefaroplastia

Cirurgia plástica nas pálpebras, indicada quando estas estão flácidas e caídas, com excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores, que dão um aspecto cansado ao rosto. “Durante a blefaroplastia é feita uma incisão na parte superior das pálpebras para retirar o excesso de pele. As bolsas são retiradas por dentro, pela conjuntiva, sem deixar cicatrizes aparentes. A aparência fica rejuvenescida, com aspecto descansado”, explica o diretor do Centro de Medicina Integrada.

Lifting completo

A técnica reposiciona a pele da face e do pescoço, a fim de suavizar rugas da testa, elevar os supercílios, diminuir os pés-de-galinha, reduzir o sulco nasogeniano (entre o nariz e a boca), remover o excesso de pele e gordura do pescoço (papada) e realçar a linha mandibular. Após o primeiro mês já é possível ver os resultados, porém o aspecto definitivo só é notado ao fim de seis meses. “O procedimento é realizado com anestesia local ou geral com sedação. A incisão é feita abaixo da costeleta, contorna a orelha e termina atrás da mesma. A partir daí, a pele é descolada, tracionada e o excesso é removido. O passo seguinte é a cirurgia das pálpebras. Nesse caso, são retirados o excesso de pele e as bolsas de gordura da região”, diz Ruben Penteado. Durante a realização do lifting, é possível também reposicionar as estruturas mais profundas - como os músculos - que também tornam-se mais flácidas com o tempo. No pós-operatório é comum ocorrer edemas, equimose e hipersensibilidade ou insensibilidade de algumas áreas, que desaparecem com o tempo.

Plástica do retináculo

A cirurgia corrige a ligeira queda no canto dos olhos, que acontece com o passar dos anos. “Sob anestesia local, o procedimento é feito através de uma incisão na pálpebra superior, perto da cauda da sobrancelha, por onde o profissional atinge um ponto de fixação da pálpebra inferior na camada de revestimento do osso lateral aos olhos, o periósteo”, esclarece o médico. Como toda cirurgia que acontece no sulco palpebral, a cicatriz fica invisível, escondida nos sulcos naturais das pálpebras.

SERVIÇO:

Centro de Medicina Integrada
Endereço: Rua Tuim, 929 - Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830

www.medintegrada.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa colunas de Estética e Beleza com Orlando Sanches e Cirurgia Plástica com Dr. Alan Landecker





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas