Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

28/07/2008
Hidroginástica e gestação

Hidroginástica durante a gestação


Diminuição do risco de diabetes, do ganho de peso, das complicações obstétricas, do risco de parto prematuro, da ansiedade e do estresse, controle postural, além do aumento da auto-estima, do bem-estar e da sensação de participação social, são alguns dos benefícios da prática de hidroginástica por mulheres grávidas.

Segundo o professor de educação física e coordenador da atividade na Academia Manoel dos Santos, Rodrigo Malta, “em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica a partir do terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar que, para começar, é necessária a autorização do obstetra, o que toda academia ou profissional deve exigir”. A mulher poderá praticar o esporte durante toda a gestação, exceto as que forem proibidas pelo médico ou que apresentarem gravidez considerada de risco.

Alguns cuidados devem ser tomados, como evitar alto impacto, mudanças bruscas de direção, não forçar alongamento, trabalhar o equilíbrio de forma lenta e gradativa, evitar exercícios de muita amplitude articular, entre outros. Nesta academia, as alunas recebem monitoramento da freqüência cardíaca obedecendo a máxima permitida, aferição da pressão arterial, aulas com uma hora e meia de duração, sendo 30 minutos de solo e uma hora dentro da piscina, além dos aspectos fisiológicos, emocionais e sociais.

“Alunas com hipertensão arterial, anemia, disritmia cardíaca, diabetes, obesidade, histórico de sedentarismo, falta de peso excessiva, entre outros casos, devem redobrar a atenção e receber atendimento especial dos professores, além de ter sempre um acompanhamento médico”, afirma o professor Rodrigo Malta.

Mas há ainda casos de gravidez onde a hidroginástica não deve ser praticada, como histórico de três ou mais abortos espontâneos, tromboflebite, trabalho de parto prematuro, hipertensão grave, ruptura de bolsa, sangramentos, doenças cardíacas graves e em evidência e falta de controle pré-natal.

Mesmo com todas as recomendações, tudo depende do condicionamento da gestante, pois mulheres que já se exercitavam aerobicamente antes da gravidez apresentam maior tolerância ao exercício. Outra preocupação importante é a temperatura da água, pois acima de 31º C ela pode representar risco para o aumento da freqüência cardíaca e temperatura interna do bebê, já que ele não tem como trocar calor facilmente com o meio externo.

A hidroginástica procura minimizar os desconfortos, dores e tensões durante a gravidez, uma vez que o corpo da mulher passa por diversas mudanças. A flutuação fornece suporte completo às alunas, possibilitando efeitos e movimentos que em solo seriam praticamente impossíveis, ou pelo menos desconfortáveis. Além disso, com o corpo submerso, o estresse articular também é diminuído.

Serviço:

Academia Manoel dos Santos
Avenida Jorge João Saad, 345 – Morumbi
Tel: 3742-2698
Unidade Infantil
Rua Gulhei Vatanabe, 303 – Morumbi
Fone: 3721-8873
www.manoeldossantos.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas