Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

28/07/2008
Obesidade pode ser vírus

A preocupação com a obesidade vem aumentando rapidamente nos últimos anos. De acordo com a nutróloga Samantha Enande, da Clínica Valéria Marcondes, a obesidade é atualmente um fenômeno mundial, pois não respeita classe social, raça, idade, sexo, e pode levar à morte, mais do que qualquer doença, hoje em dia.

“Ela não mata apenas diretamente, mas também indiretamente pelo que provoca como alterações cardiovasculares, pressão arterial, diabetes, hipercolesterolemia, entre outros”, diz Samantha

De acordo com pesquisas americanas, os Estados Unidos têm 75% da sua população acima do peso. O Brasil está quase lá, com 40% da população, ou seja, 88 milhões de brasileiros estão acima do peso. “Em duas décadas os casos de obesidade infantil e de adolescentes aumentou em 240%. O jornal New York Times divulgou que ter amigo obeso aumenta em 57% a chance de ficar obeso”, explica.

A especialista explica que a obesidade se dividiu em 4 grandes grupos: Metabólica, com resistência a insulina; Alimentar, ao ingerir mais do que se gasta: Induzida, por alterações endócrinas, neurológicas ou pós fármacos e a Sindrômica, de origem genética.

O New York Times também publicou uma pesquisa dizendo que a obesidade pode ser causada pelo Infecto Obesidade, um vírus conhecido da classe da gripe, o Adenovírus Subtipo 36. “O Infecto aumenta o número de células de gordura e sua capacidade de armazenamento. Além disso, causa mudança na flora intestinal, o que colabora com a maior facilidade de armazenamento de gordura dentro das células (adipócitos)”, comenta.

A pesquisa também revelou que para cada refeição realizada na rua engorda-se 0,5kg de peso em comparação a quem come alimentos saudáveis, preparados em casa. O fato é que ao comer fora e com pressa, as pessoas geralmente optam por fast-food.

Serviço:
Clínica Valéria Marcondes
Rua Almirante Pereira Guimarães, 192
Pacaembu
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3672-5911





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas