Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

14/07/2008
Por um inverno mais saudável

É época de frio, tempo de ter um cuidado a mais com a saúde e com a balança. Afinal as correntes de ar são mais geladas e a gente quer fechar todas as frestas para não passar um arzinho que for. E neste clima é impossível não pensar em comer ou em fugir das gripes e dos problemas respiratórios e pulmonares.

Você pode até ficar na sua casa, mas sem falar com o nariz entupido e sem ficar fora do peso, como esclarece a nutricionista do Mundo Verde, Gláucia Padovan “Nesta estação é muito comum o ganho de peso, já que naturalmente a ingestão de alimentos calóricos aumenta para manter o corpo aquecido”. Por isso, para que o inverno seja mais ameno, o Mundo Verde selecionou algumas dicas para você encarar melhor esta estação.

Prepare aquela sopinha ou aquela bebida quentinha, conheça alguns alimentos que não podem faltar neste período:

MEL: Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e substâncias (inibina) que agem como antibióticos naturais. Tem ação bactericida e anti-séptica. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados é coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Além de agir beneficamente sobre a flora intestinal devido à ação prebiótica.

PRÓPOLIS: Substância resinosa que misturada ao álcool de cereais forma o extrato de própolis. Fonte de flavonóides, atua como “Antibiótico Natural” por seu efeito anestésico, anti-inflamatório, cicatrizante, antibiótico e antifúngico.

GELÉIA REAL: Produzida pelas abelhas para a alimentação da rainha durante toda vida e dos embriões até o 3° dia. Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias por ser fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B.

GENGIBRE: Com sabor acre e quente, tem ação anti-séptica, reduzindo a inflamação e a dor, além de aliviar a congestão nasal e cólicas menstruais.

GRANOLA: Alimento energético, rico em fibras e sais minerais. Auxilia no controle do colesterol e favorece o bom funcionamento do intestino. É uma opção energética saudável, já que no inverno o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.

ALHO: Fonte de alicina e com vitaminas (A1, B2, B6, C), estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes e resfriados comuns no inverno. Além disso é expectorante, sendo indicado seu consumo em casos de bronquite, tuberculose, pneumonia e asma.

SHITAKE E SHIMEJI: com poucas calorias são boas fontes de proteínas e lentinana, molécula antioxidante que reforça a resposta imunológica e auxilia também no combate a tumores.

SUCO DE UVA/VINHO SEM ÁLCOOL: Fonte de polifenóis e resveratol, potentes antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, aumenta a resistência do organismo a gripes, viroses e infecções. O suco, que possui valor calórico menor do que as bebidas alcoólicas, permite adaptações em receitas típicas da estação como Vinho Quente e Quentão.

LEITE FERMENTADO: Por ser fonte de probióticos, recupera a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.

ACEROLA: Fruta rica em vitamina C reforça o sistema imunológico. Por conter antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, prejudiciais às células.

Lembre-se que estes são apenas alguns alimentos necessários para te prevenir dos inconvenientes comuns desta época. A nutricionista Gláucia B. Padovan, da rede Mundo Verde, comunica: “É preciso consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímico, portanto não deixe faltar na dieta: os grãos integrais, hortaliças e frutas de (preferência orgânicas), nozes, sementes, entre outros.”

Para que estes alimentos não escapem da sua rotina e o seu sistema imunológico não baixe. O Mundo Verde dá algumas dicas para manter uma dieta saudável nesta época. Confira:

- Fracione sua alimentação em 5 a 6 refeições por dia. Não "pule" refeições; desta forma, não correrá o risco de comer em excesso na próxima refeição.

- Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, que proporciona sensação de saciedade. Exemplos: as frutas, verduras, legumes e cereais. É possível optar pela substituição de cereais convencionais por quinua.

SOPAS: além de aquecerem e confortarem o corpo, são uma boa forma de manter o corpo hidratado, já que a tendência é reduzir o consumo de água nesta estação, o que não é bom para seu organismo. Prepare opções de pouco valor calórico, elas ajudam a manter o peso.

Lembre-se: Use e abuse de legumes, verduras, temperos naturais de sua preferência. Mas acrescente com moderação alimentos como: macarrão, mandioca, batatas, etc. e evite utilizar creme de leite, pois fornecem muitas calorias.

SOBREMESAS: substitua os doces por frutas. Uma ótima alternativa é preparar banana ou maçã com canela, assadas.

BEBIDAS QUENTES:

Chás: Bebidas que aquecem o corpo e diminuem os sintomas de gripes e resfriados. Algumas opções: canela, eucalipto, anis, hortelã, assa-peixe, romã, gengibre, laranja, alcaçuz, maçã, sabugueiro. Evite o uso de açúcar, mel ou melado para adoçá-los.

Cappuccino Light – mistura em pó para preparo de Cappuccino. Sem adição de açúcar, reduzido em calorias.

Café descafeinado – para que não consegue ficar sem o típico cafezinho durante o dia.

Cevada solúvel – cevada torrada em pó, alternativa ao café, pois não contém cafeína.

Achocolatado orgânico – para o preparo de chocolate quente, use leite desnatado e achocolatado elaborado com ingredientes orgânicos, produzidos sem aditivos químicos.

Serviço:

www.mundoverde.com.br

Alô nutricionista: 0800-222528 (funcionamento das 13 às 18 horas)






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas