Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/07/2008
Exercícios também têm riscos!

Você sabe: eles fazem bem ao coração, aos ossos, ao colesterol, à pressão, às articulações, ao visual, ao humor, e todo mundo recomenda. Apesar disso, durante a prática, sem mais nem por quê, você sente uma dor "cavalar" no tendão-de-aquiles. Saiba que todas as modalidades de atividade física, inclusive as consideradas mais completas, têm lá as suas "armadilhas". Reuniu-se os problemas mais comuns de dez atividades e, claro, mostra como evitá-los.

Abdominal

Exercícios específicos para a barriga que enrijecem os músculos da região e ajudam na manutenção de uma boa postura.

Proteja: a coluna e o pescoço. Os abdominais devem ser feitos sempre com as pernas dobradas. Nessa posição, você garante que a coluna fique ereta, toda encostada no colchonete, e a musculatura mantém-se relaxada. Se você estica o joelho ou o dobra apenas um pouco, corre o risco de sofrer espasmos musculares e de ter dor nas costas. Evite também flexionar o pescoço nos exercícios em que, deitado, você curva o tronco. Nesse caso, curve apenas o tronco, deixando a cabeça alinhada à coluna. Do contrário, provocará torcicolo ou dor na região cervical.

Alongamento

Prepara o músculo para a atividade física, exercitando a extensão e a contração da fibra muscular. Portanto deve ser feito sempre antes de começar a malhar, seja qual for a modalidade, durante pelo menos dez minutos, e também depois da prática, para desaquecer, por cerca de cinco minutos. Além disso, os exercícios de alongamento dão flexibilidade às articulações e mais elasticidade aos músculos, melhoram a postura e agem como antiestressante. Não há pontos fracos na atividade.

Proteja: se o professor, com a boa intenção de deixar o exercício "mais pesado", subir em cima das suas costas ou forçar o alongamento de outra maneira. Isso sobrecarrega os músculos, causando pequenas lesões. Com o tempo, esses ferimentos podem inflamar e causar tendinite.


Corrida e caminhada

Ambas estão entre as atividades mais completas. A prática regular (três vezes por semana, no mínimo, em esteira ou na rua) aumenta a força muscular, tonifica os músculos e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Proteja: joelhos e tornozelos. A principal causa de problema na musculatura dessas duas partes do corpo é o tênis errado, que pode causar de problemas simples mas dolorosos, como bolhas e unhas encravadas, a lesões nos ligamentos do joelho. O tênis, especialmente para corrida, deve ser munido de tecnologia para absorver impacto e de um bom acolchoamento. O impacto com o chão força as articulações do joelho e do tornozelo, provocando inflamações. E tênis também têm validade. Devem ser trocados a cada 400 quilômetros percorridos, o que ocorre a cada dois ou quatro meses, dependendo da freqüência da corrida. Outro erro muito comum que termina em dor é correr na ponta dos pés para ganhar velocidade. os ortopedistas chamam essa dor de "canelite". Ao forçar demais a musculatura da ponta do pé, o praticante sobrecarrega a tíbia, gerando dor na canela. A pisada errada provoca ainda dores no tornozelo, no joelho e na panturrilha --é capaz até de inflamar os tendões. "O certo é pisar com o calcanhar, apoiar a planta do pé e só então a ponta, distribuindo o peso do corpo.

Musculação

Exercícios de resistência feitos com peso para aumentar a força, bem como para tonificar e definir os músculos.

Proteja: todo o corpo. A sobrecarga provoca microlesões das fibras musculares, gerando tendinites, câimbras, dores localizadas e até lesões mais sérias, como rompimento de tendões. O músculo, quando não é estimulado, recruta um certo número de fibras para realizar a atividade. Com o aumento da estimulação, esse número de fibras recrutadas também cresce. Mas esse estímulo, no caso o peso, deve ser compatível com a resistência da pessoa e com a força e o músculo a ser exercitado, respeitando o limite de cada um. O sinal de que a carga está além do limite são dores nos tendões. Dor e contratura muscular impossibilitam o movimento. Dica útil para evitar dor na lombar: manter a coluna ereta, em vez de empinar excessivamente os glúteos durante os exercícios de agachamento. Postura ereta e pés levemente afastados também têm de ser levados a sério. Fazer musculação com a coluna dobrada pode até estourar uma hérnia de disco.

Hidroginástica

Aula feita na água, recomendada para todas as pessoas, de sedentários a idosos, passando por obesos e gestantes, porque é de baixo impacto.

Proteja: o seu corpo do excesso de carga. A modalidade é de baixo impacto, mas o excesso de carga em caneleiras e luvas pode provocar algum desconforto nos braços e nas pernas. Mas nada que chegue a preocupar os especialistas.

Ginástica localizada

Trabalha um grupo específico de músculos, como glúteos ou pernas. Fortalece e aumenta a massa muscular, queima gordura e ainda define a musculatura. De quebra, melhora a coordenação motora e a postura corporal.

Proteja: articulações e coluna. Apesar de ser muito difícil ocorrer lesões nas aulas de localizada, os problemas, quando surgem, costumam ser por causa do excesso de carga. O que observa-se é o uso de peso acima do que o aluno pode suportar, o que gera dor ou lesão na articulação que está sendo exercitada. Coluna e pescoço eretos e joelho alinhado ao tornozelo evitam lombalgia e contratura da panturrilha.

Pilates

Técnica que consiste em exercícios de força, de alongamento e de controle motor, feitos com poucas repetições para ajudar o aluno a desenvolver consciência dos seus movimentos. A aula é individual e feita em aparelhos especiais. A mat pilates é uma espécie de adaptação desenvolvida no Brasil do pilates tradicional (criado pelo alemão Joseph Pilates); é feita sem os aparelhos e em grupo.

Proteja: coluna, ombros e pescoço. Fazer movimentos de pilates com o corpo desalinhado, devido à má postura, sobrecarrega a coluna e provoca torcicolos, lesões na musculatura e dores na região do ombro.

"Spinning" (giro em inglês)

Às vezes com efeitos de luz, músicas frenéticas e até exibição de viodeoclipes ou "show" do professor, as aulas são feitas em uma bicicleta ergométrica especial. Metas: aumentar a resistência e a força muscular, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, tonificar os músculos e queimar calorias.

Proteja: joelhos e região lombar. O ajuste da bicicleta aqui é a chave do sucesso. A altura do guidão e do selim da bicicleta deve ser ajustada de modo que os braços e as pernas não fiquem dobrados nem superesticados. Como ajustar corretamente a bicicleta: posicione-se de pé ao lado da "bike" e coloque o banco na altura do seu quadril. Selim muito baixo, que deixa os dois joelhos flexionados ao mesmo tempo, e excesso de carga forçam demais a articulação do joelho, provocando dor musculares e tendinite. Já a distância inadequada entre o banco e o guidão força muito os ombros e o punho, causando uma contratura muscular. Guidão alto demais sobrecarrega a região lombar e causa a dor.

"Step" (degrau em inglês)

Exercícios aeróbicos contínuos que simulam subir e descer degraus. Ajudam a tonificar os membros superiores e inferiores, a enrijecer os músculos, a melhorar o condicionamento cardiovascular e a queimar gordura.

Proteja: tornozelos e joelhos. Mudanças bruscas de direção e de rotação e exagero no número de saltos ocasionam entorses em tornozelos e joelhos. Alerta: pisar com a ponta do pé na plataforma pode provocar sérias lesões no tornozelo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas