Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

23/06/2008
Pole dance? Dança de salão? Dança do ventre?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) o exercício físico regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso beneficiando-o em vários aspectos principalmente na prevenção de incapacidades. Além do prazer, outros aspectos como a eficácia, a segurança e a motivação, devem ser levados em consideração pelos idosos que buscam praticar algum tipo de exercício.

A dança como atividade física ajuda a garantir a independência funcional do individuo através da manutenção de sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida. É importante que o idoso experimente a existência de suas articulações, o limite de sua força, o prazer de transformar o seu corpo num instrumento para extravasar suas emoções e seus sentimentos.

A pratica da dança se mostra mais atrativa e ganha novos adeptos, possibilitando experiências e vivencias antes nunca oportunizadas, melhorando desta forma a qualidade de vida de nossos idosos, da dança e das atividades físicas.

Depois que a atriz Flávia Alessandra apareceu maravilhosa na novela Duas Caras, da Globo, dando piruetas de pole dance, as danças sensuais caíram no gosto popular. E não é para menos, afinal, qual mulher não gostaria de enlouquecer os homens como a atriz fazia na novela?

Acontece que as danças sensuais oferecem muito mais do que a chance de enlouquecer o sexo masculino. Elas trazem benefícios para o corpo porque trabalham a musculatura, gastam calorias e também atuam na auto-estima da mulher, deixando-a mais confiante no seu poder se sedução.

Existem três danças sensuais muito famosas: a pole dance, que estourou no Brasil recentemente, o strip tease, muito conhecido por mulheres que desejam seduzir maridos e namorados, e a dança do ventre, uma das mais antigas danças do mundo.

Selecionamos algumas de variados tipos, veja qual tem a ver com seu estilo e mãos à obra!

Dança do poste ou pole dance
A dança é composta por movimentos de ginástica, balé e dança moderna, o que resulta em um mix de passos, alguns mais fáceis, outros bem difíceis, que reforçam a sensualidade das praticantes, além de mexer com os músculos. A pole dance trabalha o corpo todo, mas dá mais ênfase ao tronco, coxas, abdômen, bíceps, tríceps e panturrilha. É uma ótima atividade física queima em média, de 300 calorias em uma aula de nível intermediário. Como explicou Flávia Alessandra em entrevista recente, ela teve que fortalecer na musculação braços e parte interna das coxas para poder conseguir realizar os movimentos!

A única restrição para esta dança são as pessoas que possuem problemas na coluna, mas vale lembrar que antes de fazer qualquer atividade física as pessoas devem passar por uma consulta médica, para avaliar as condições físicas e descobrir se ela possui alguma contra-indicação.

Uma dica para quem pretende praticar o Pole Dance é não usar óleos, cremes e loções nos dias das aulas, pois estes produtos podem deixar o mastro escorregadio e extremamente perigoso.


Dança do ventre


A Dança Oriental ou Dança do Ventre como é conhecida, apesar de diversas vertentes, não tem uma origem confirmada. Mas pode-se considerar o Egito como seu berço. Esta arte milenar nos traz muito mais do que magia e encantamento. Segundo cálculos comprovados, durante uma hora de aula queima-se cerca de 300 calorias, sem contar que é uma das raras atividades que massageia os órgãos internos femininos e ainda auxilia na correção da postura. Fora os benefícios, a praticante é ainda presenteada com o auto-conhecimento, o resgate da feminilidade e a elevação da auto-estima.


Dança de salão

A dança de salão é o nome genérico de ritmos sociais, dançados em dupla. A salsa, o bolero, o zouk, o samba, o forró, o merengue e o tango são alguns deles. Cada estilo tem suas características próprias. Dos mais lentos aos mais agitados, a dança de salão tem um gênero que agrada a todos os gostos. Só é preciso descobrir qual deles tem mais a sua cara.
Além de oferecer todos os benefícios de um exercício físico, a dança de salão é uma atividade social e transmite uma sensação de bem estar psicológico. A maioria das pessoas que dançam atesta uma mudança em seu comportamento: menos timidez, mais confiança, mais vontade de curtir os amigos e até de sair para a balada. Quando a pessoa aprende a dançar, ela passa a se cuidar mais e melhora sua qualidade de vida. É uma forma de evitar o isolamento. De maneira geral, não há contra-indicação. Esta atividade queima calorias suficientes para a manutenção do peso. Fortalece o tônus muscular, principalmente as pernas, os glúteos e o abdômen. Além disso, a sensação de fome diminui, porque o organismo produz mais serotonina.
E quem acha que a dança de salão ficou nos bailes da 3 ª idade, parece se esquecer que o forró, a salsa e o zouk há tempos faz a alegria da moçada nas pistas. Os ritmos foram recuperados pelos universitários, que redescobriram a graça de dançar juntinho e gastar a sola no salão.


Danças circulares

Não importa se o praticante é criança ou idoso, mulher ou homem, nem mesmo se sabe dançar. É só dar as mãos às pessoas mais próximas, sentir o ritmo, mexer o corpo e entrar num clima de total descontração. Esses são os pré-requisitos para quem quer aderir às chamadas danças circulares, em que os participantes formam uma roda para executar coreografias típicas de vários países -- do Brasil ao Japão, passando por Itália e Hungria. A lista de benefícios dessa modalidade pouco ortodoxa é extensa. Ela dá uma força ao condicionamento físico, diminui o estresse e pode ajudar no tratamento da depressão.

Essas danças capazes de provocar tantas modificações no cotidiano das pessoas são uma retomada de antigas formas de expressão de vários povos. As coreografias embalavam alguns rituais -- como os das colheitas, dos nascimentos e das mortes -- e foram transmitidas de geração para geração, mantendo vivas as crenças de muitas culturas.

Em roda, os participantes repetem os passos do professor. Antes do início da música, ele dá uma prévia da coreografia, facilitando a vida dos novatos. O grande diferencial da técnica é sua formação circular. Tal estrutura promove um contato direto entre as pessoas. Você olha no olho do outro, coisa incomum nos dias de hoje. Por isso, há uma grande mudança nos relacionamentos.

Além das vantagens para a vida afetiva e social, as danças circulares são um jeito divertido de deixar o corpo em dia. Com a prática regular dessa atividade, é possível notar uma melhora significativa no condicionamento físico. Essas danças são ainda uma boa opção para quem precisa aprimorar a coordenação motora e a concentração.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas