Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/06/2008
Celíacos já têm mais opções à mesa

Nos Estados Unidos e na Europa estima-se que uma em cada 200 pessoas tem a doença celíaca, intolerância permanente ao glúten. No Brasil, a estimativa é de uma em cada 600 pessoas enfrentem problemas de saúde por não poderem ingerir esta proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e malte. Mas nos últimos anos, com o surgimento de novos produtos no mercado de alimentação, os celíacos passaram a ter motivos para sentar-se à mesa sem sofrer riscos e já podem celebrar datas especiais sem culpa.

Saiba sobre a doença celíaca

O que é? - A doença celíaca não é uma alergia, mas sim uma doença auto-imune caracterizada por lesão da mucosa do intestino.

O que causa? - O fator desencadeante da doença celíaca é o glúten, que dá elasticidade e ajuda as massas a crescer. Portadores da doença celíaca não conseguem digerir o glúten e por isso ele deve ser excluído da dieta dessas pessoas.

Como se manifesta? - A doença geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta.

Quais os sintomas? - Os sintomas incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, flatulência, pouco ganho de peso e erupções na pele. Pode também se manifestar de forma atípica, principalmente em adultos, através de fadiga excessiva, irritabilidade, anemia resistente ao tratamento, infertilidade e osteoporose.

Como identificar? - Para diagnóstico da doença celíaca é necessário exames e biopsia do intestino delgado.

Como tratar? - O tratamento é seguir uma dieta rigorosa, sob orientação de nutricionista e/ou médico, que exclua do cardápio todos os alimentos e preparações que contenham glúten. A remoção do glúten da dieta resulta na regeneração do intestino, além de acabar com os sintomas na maioria dos pacientes.

Quais os cuidados especiais? - Evitar o glúten da dieta requer leitura cuidadosa das informações contidas nos rótulos das embalagens dos alimentos. A Lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003 obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

Quais são as opções de alimentos? - Como alternativa, o celíaco usa arroz, milho, mandioca, polvilho, batata, quinua, farinha de banana e soja.

Produtos que naturalmente são isentos de glúten, como barras de arroz com açúcar, pipoca de milho de canjica, frutas desidratadas, frutas oleaginosas, arroz integral, milho, soja e derivados, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha), frutas e hortaliças também são ideais para quem possui a doença. “O celíaco vive com qualidade de vida e não manifesta os sintomas da doença desde que cumpra a dieta”, ressalta a nutricionista, Flávia Morais.

Segundo ela, os portadores da doença devem estar sempre atentos aos rótulos, embalagens e bulas, que nem sempre contêm a composição correta ou bem clara dos ingredientes. “Se, entre os ingredientes, houver trigo, aveia, centeio e cevada, mesmo que não esteja escrita no rótulo a expressão ‘Contém Glúten’, o alimento não deve ser consumido por quem possui intolerância ao glúten pois estes ingredientes contêm a proteína”, destaca a nutricionista.

Alimentos indicados para celíacos:

Farinhas sem Glúten – misturas à base de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca ou farinha de banana ou farinha de quinua para preparo de pães, bolos, cremes, molhos, empanados.

Pães e torradas sem glúten – feitos com ingredientes como abóbora, fécula de mandioca, aipim, mandioquinha, soja e batata.

Biscoitos, cookies e bolos sem glúten – elaborados com amido de milho, fécula de mandioca, fécula de batata, farinha de arroz e com sabor de coco, gergelim, gengibre, cravo entre outros.

Macarrão sem glúten – massas nutritivas feitas à base de arroz ou feijão ou quinua.

Barras de cereal sem glúten - feitas com quinua e frutas desidratadas.

Cereal em flocos sem glúten – flocos de milho e de quinua para adicionar a frutas e vitaminas.

Chocolates e Alfarroba – alternativas sem glúten aos chocolates convencionais.

Snacks sem glúten – soja torradinha e snacks à base de milho.



Sugestões de produtos sem glúten:

- Cabelinho de anjo Quinua Real orgânica e certificada (200g)

- Flocos de Quinua Real orgânica certificada (250g)

- Farinha de Quinua Real orgânica certificada (350g)

- Granola Gaiatri (flocos de arroz, flocos de milho light, farinha de linhaça, semente de linhaça, gergelim, extrato de soja, açúcar mascavo, uva passa e castanha do Pará) (200g)

- Torradas sem açúcar Amina com fécula, mandioca, batata salsa, óleo de arroz, ovos e sal (150g)

- Bolacha com chocolate Amina com farinha de arroz, fécula de batata e de mandioca, açúcar, gordura de côco, chocolate de ao leite, fermento químico em pó e sal (220g)

- Good Cookies – gotas de chocolate – biscoitos integrais de soja (2 unidades – 33g)

- Salgadinho Okaki torrado de arroz com gergelim, alga marinha, arroz apimentado (100g)

Obs: estes produtos podem ser encontrados nas lojas Mundo Verde



Serviço:

Mundo Verde – www.mundoverde.com// Alô Nutricionista – 0800-222528 (segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas)

Acelbra - Associação dos Celíacos do Brasil – www.acelbra.org.br/2004/faq.php


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas