Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

09/06/2008
Gripe, resfriado, sinusite ou rinite?

Resfriado:

O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

Gripe:

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas são mais fortes do que os apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa dez dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.


Rinite alérgica:

A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. Este problema atinge cerca de 20% da população. Os sintomas deste tipo de alergia são manifestados logo após alguns minutos do contato com a substância que provoca a alergia. Os principais sintomas da rinite são: obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Para o tratamento, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso (que inclui vacinas) consiste na imunização do paciente. Para evitar a rinite alérgica, é de extrema importância ficar longe de objetos empoeirados, não ter em casa animais de estimação com muitos pêlos, evitar talcos e perfumes, entre outros cuidados.



Sinusite:

A sinusite é uma inflamação nas cavidades internas dos ossos faciais, conhecidas como seios da face. Estas cavidades são revestidas por uma membrana de tecido que secreta o muco, responsável por lubrificar as vias aéreas e remover as impurezas que respiramos. A sinusite aparece quando o muco é infectado por vírus, bactérias ou fungos. Deve-se suspeitar da doença sempre que os sintomas de uma afecção respiratória permanecerem por mais de dez dias. Os sintomas típicos são: sensação de pressão atrás das bochechas, aumento da congestão nasal, catarro amarelo-esverdeado, dor nos seios da face e até mesmo dor nos dentes superiores. O tratamento baseia-se em antibióticos e descongestionantes orais ou nasais, mucolíticos (medicamentos que dissolvem o muco acumulado) e inalações, que promovem a drenagem do catarro.



Obstrução nasal é tema de palestras em São Paulo

Academia de Rinologia lança campanha pela respiração nasal em São Paulo

Todas as pessoas, em algum momento da vida, já experimentaram a desagradável sensação da obstrução nasal. Seja qual for o motivo, este problema gera, além dos desconfortos, conseqüências como ronco e apnéia do sono e problemas com voz e audição, além de atingir a vida social dos pacientes, causando irritação, ansiedade, depressão, piora no desempenho escolar, entre outros males.

A obstrução nasal não é uma doença, mas um sintoma de que algo está errado. A causa deste problema varia desde as rinites e os resfriados até os tumores nasais. A prática comum da auto-medicação costuma atrasar o diagnóstico, o que pode piorar a situação clínica do paciente.

Para mostrar à população que este assunto é mais importante do que muitos imaginam, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) realizará na semana entre os dias 09 e 13 de junho, palestras gratuitas com o tema “O impacto da respiração nasal na saúde de crianças, adultos e idosos”. As aulas são destinadas ao público leigo, entretanto, médicos, estudantes de medicina e outros profissionais da área da saúde também serão bem-vindos. A semana de atividades faz parte da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”.

Confira abaixo as datas dos eventos que serão realizados na capital paulista:



Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas