Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

14/04/2008
Alimentação contra a hipertensão!

Menos remédios e mais alimentação saudável ajudam a combater e prevenir a Hipertensão Arterial.

A doença é silenciosa e muitas pessoas só descobrem quando os problemas causados por ela começam a aparecer, mas atinge cerca de 30% da população brasileira. A hipertensão arterial tem como principais motivos a origem genética, sedentarismo, alimentação desequilibrada e estresse. E apesar de parecer um bicho de sete cabeças, pequenas mudanças nos hábitos diários podem trazer maior qualidade de vida a quem tem a disfunção.

O que é?

A hipertensão é um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos nossos vasos sanguíneos. Quando a pressão está alta – igual ou maior do que 14 por 9 - significa que o sangue tem muita dificuldade para circular, isto é, o coração está faz muita força para mandar o sangue para todas as partes do corpo.

Por isso, a hipertensão é um problema muito grave que, se não for controlado, pode ser fatal. Infelizmente, metade dos 30 milhões de brasileiros que têm a pressão alta, nem suspeita que é hipertenso.

Quando a hipertensão arterial ainda está na fase leve ela pode ser tratada somente a base de alimentação, sem a necessidade de remédios, que muitas vezes trazem efeitos desagradáveis no início.

Como tratar?

O primeiro passo para controlar a pressão alta é controlar o volume de sal ingerido. Mas isso não significa que a alimentação do hipertenso deve ser sem sabor. Para manter o paladar é aconselhável substituir o sal por temperos como alho, cebola, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim e gengibre.

Outra mudança importante é manter o peso ideal. “A obesidade é também um grande responsável pelo desenvolvimento da doença e manter uma alimentação saudável, incluindo, frutas, verduras e legumes, pode controlar a doença e ganhar muito mais saúde”, explica a nutricionista do Mundo Verde, Glaucia Padovan.

A nutricionista ainda explica a importância da atividade física. “O paciente com hipertensão apresenta retenção de líquidos. E a atividade física melhora a circulação, ajudando assim a diminuir a retenção de liquido e conseqüentemente diminuindo a pressão arterial”, explica Glaucia.

Mas a nutricionista alerta que o hipertenso deve sempre ter o acompanhamento médico para praticar qualquer esporte. “O organismo de cada paciente é único, dessa forma, há pessoas que precisam de uma atividade moderada e outros que podem praticar algum esporte que exija mais”, explica Glaucia.

Alimentação Saudável:

Glaucia Padovan, nutricionista do Mundo Verde elenca alguns alimentos indicados para a prevenção e controle da hipertensão arterial:

Suco de Uva, Vinho Tinto Orgânico, Suco de Cranberry: contêm bioflavonóides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

Cereais Integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral): por serem ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e pressão sanguínea.

Quinua, Semente de Gergelim, Aveia, Soja e derivados: fontes de cálcio, ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

Feijão, Ervilha Seca e Banana Passa: importantes fontes de potássio, auxiliam a regular a quantidade de água nas células.

Oleaginosas (Castanha de Cajú, Castanha do Pará, Nozes, Avelã, Pistache – Sem Sal): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, auxiliam no combate à hipertensão.

Linhaça, Óleo de linhaça e Cápsulas de óleo de peixe: ricos em ômega 3, têm efeito vasodilatador, importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Cápsulas de óleo de alho: aumentam a elasticidade dos vasos, com isso auxiliam a circulação e diminuição da pressão sanguínea.

Gérmem de Trigo/ Óleo de Gérmem de Trigo: fontes de vitamina E, possuem efeito anticoagulante, com isso melhoram a circulação sanguínea.

Leticina de Soja: previne danos nas artérias.

Sal light: por ter menor valor de sódio, diminui a retenção de líquido, causador da hipertensão.

Quer saber mais sobre hipertensão? Veja nestas matérias:

1) Hipertensão: cuide-se, ela pode te surpreender
http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=15&tipo=2

2) Reduza sua pressão arterial com exercícios
http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=182&tipo=3

3) Novidades sobre hipertensão
http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades_prod&id=259&id_mat=259

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas