Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

31/03/2008
Exercícios na terceira idade são essenciais para uma vida mais saudável

Curtir a terceira idade de forma saudável e feliz faz parte dos sonhos de todos os idosos. De acordo com números da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial é composta por aproximadamente 705 milhões de pessoas com idade superior aos 60 anos. Senhores e senhoras de todos os cantos do mundo buscam a receita para alcançar uma vida cada vez mais saudável.

Enquanto a "fórmula mágica" para uma vida perfeita não é descoberta, os especialistas recomendam algumas atitudes fundamentais para envelhecer de forma tranqüila, livre de problemas físicos e de saúde. Para a especialista em nutrição clínica, Teresina Mendes dos Santos, entre as atitudes recomendadas para uma vida saudável destacam-se os bons hábitos alimentares e a prática de atividade física regular que, dentre os fatores conhecidos e comprovados, é o que enfrenta maior resistência pelos idosos, devido às limitações que dificultam a execução dos exercícios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os trabalhos físicos interferem diretamente para a melhoria da qualidade de vida, pois estimulam sistemas fundamentais do corpo humano (músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular e nervoso central), retardando as alterações corporais relacionadas ao envelhecimento. Os exercícios colaboram também para a manutenção da densidade óssea, diminuindo a ação da osteoporose, doença responsável por graves fraturas devido o enfraquecimento e aumento da porosidade dos ossos.

As enfermidades cardíacas, os problemas com colesterol, diabetes, hipertensão, e a temida depressão também podem ser controladas com a prática de exercícios. Além de gerar inúmeros benefícios para a saúde, as atividades promovem também a socialização e estimulam o convívio em grupo.

Visando proporcionar aos idosos uma vida saudável, diversas atividades passaram a ser elaboradas para tornar os trabalhos físicos uma prática comum na terceira idade. O exercício mais praticado por pessoas com mais de 60 anos é a caminhada. Apesar de ser uma atividade simples, a caminhada pode trazer grandes avanços à saúde, pois ela exercita o sistema músculo-esquelético e principalmente o sistema cardiovascular.

Para os mais dispostos, a tradicional hidroginástica (ginástica dentro da água) colabora para a recuperação da movimentação das articulações e da flexibilidade. Diminui a tensão articular, aumenta a força e a resistência, promovendo melhorias nos sistemas cardiovascular e respiratório, contribuindo também para o relaxamento do idoso e para a diminuição das tensões mentais.

Além dos exercícios mais conhecidos, o yoga também desponta como aliada no combate ao envelhecimento. "A prática de yoga desenvolve a sensibilidade do praticante, fazendo com que ele tenha maior contato com o seu universo físico, mental e emocional. Sendo assim, colabora para a manutenção de uma boa postura corporal e com a diminuição de tensões neuromusculares, melhorando a concentração e a capacidade respiratória", explica a bióloga e professora de yoga, Daniela Reis, proprietária do Gaya Yoga Spa.

O corpo em seu auge e a longevidade

Que a juventude por si só nos protege é fato. Mas que o envelhecimento é implacável também é. Então temos que prolongar ao máximo a boa saúde para tirar o melhor proveito das fases da vida.

A mulher na década dos 30 anos está em seu auge biológico. Mas deve ficar atenta também que, é também a partir dos 30 anos que o metabolismo feminino começa a ficar mais lento, preguiçoso. A corrida contra o envelhecimento e prevenção de doenças deve ser levada mais a sério ainda, porque uma vida boa aos 80 anos é conseqüência de uma prevenção desde a juventude. Exercícios que são muitas vezes negligenciados aos 20 anos, e, se tornam quase uma obrigação quando se chega aos 30. Ainda mais e, especialmente, depois da gravidez. Uma mulher ativa antes de engravidar, após liberação médica, deverá continuar seus exercícios com as devidas adaptações, mas não deve parar, virar sedentária. Já a mulher que era inativa e engravida, a preocupação com o início de um programa de exercícios já deve ser bem mais controlada e estudada. De vinte anos para cá, o número de mulheres que engravidam pela primeira vez após os 30 anos de idade triplicou no mundo. É a era do casal moderno, ou seja, procuram estabilidade nas relações afetivas e financeiras para depois vir à dedicação familiar. A mulher moderna está bem mais ocupada e não procura mais um marido para “apenas ser casada” e sim para ter um companheiro para dividir emoções, decepções, conquistas e realizações.

O homem aos 30 anos não é muito diferente da mulher. Está em plena atividade, é o auge da potência sexual. Consegue ganhar 15% de massa muscular com uma rotina de exercícios constante. Após os 35 anos, ganha-se em média, 3 quilos a cada década. Já aos 40 anos, a perda de massa óssea é de 0,3% ao ano. Aos 60 anos, o homem já perdeu em torno de 5% de sua massa óssea. Como vemos, a queda do organismo é certa, mas pode ser prolongada. A mulher ainda tem o fantasma mais presente da osteoporose, agravada muitas vezes pela falta deste mineral na dieta alimentar desde a juventude e na falta da reposição exógena (ingesta de complementos). E, para finalizar, a gordura acumulada nos últimos anos aumentará o risco de diabetes e hipertensão. Desanimador não ? Se você pensar somente nos aspectos ruins e em doenças sim, mas se você se cuidar, o panorama pode ser diferente.

Os idosos que acreditam que a idade é um impedimento para começar uma atividade física podem ficar despreocupados. A professora Daniela Reis afirma que a decisão de praticar trabalhos físicos pode ser tomada em qualquer momento da vida, colaborando para o bem-estar diário e para uma vida mais saudável e feliz. "Para que isto ocorra, basta estabelecer objetivos para a execução das atividades e, então, buscar, por meio de orientação profissional, o exercício adequado para alcançar as metas traçadas", completa Daniela.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda e Musculação e Fisioterapia do Esporte com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas