Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/03/2008
Paixão por Chocolate

Nutricionista explica como consumir o produto sem prejudicar a saúde

Em época de Páscoa o consumo de chocolate aumenta bastante, principalmente nos países cristãos como o Brasil, nos quais a data é comemorada. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) os brasileiros consomem 2,12 kg de chocolate por ano, no entanto, dobram o consumo de chocolates na semana que antecede a Páscoa. O país é o sétimo maior consumidor de chocolate do mundo, o vencedor do ranking são os Estados Unidos.

Famoso conhecido como vilão das dietas, o chocolate, embora possua alta taxa de calorias, proporciona benefícios ao organismo. A especialista em nutrição clínica Teresina Mendes dos Santos explica que, apesar de ser calórico, o produto contém nutrientes importantes para o organismo.

O chocolate, em quantidade adequada, pode ajudar a combater a insônia além de proporcionar a sensação de bem estar, isso porque, assim como o café, estimula o organismo a produzir um neurotransmissor chamado feniletilamina, substância que causa a sensação de "sentir-se apaixonado". “É por isso que o consumo traz uma sensação de bem-estar”, afirma Teresina.

O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um alto poder antioxidante. Segundo a nutricionista, os antioxidantes combatem o envelhecimento, e também auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. “O antioxidante também impede o depósito de gordura na parede das artérias, reduzindo a taxa de colesterol no sangue. Além disso, o chocolate apresenta uma grande quantidade de elementos químicos chamados flavonóides e fenólicos, que diminuem o risco de doenças cardíacas”, explica a especialista.

Mas, mesmo com tantas qualidades, é preciso ter cautela com o consumo de chocolates, pois esse alimento também é rico em açúcar e gordura saturada, substâncias nocivas ao organismo, principalmente quando ingeridas em excesso. A profissional afirma que o consumo exagerado de chocolate, além do aumento de peso, pode fazer mal para quem sofre de enxaquecas, podendo também provocar taquicardia leve, devido às xantinas, substâncias estimulantes presentes no doce. “Aqueles que sofrem de diabetes devem comer o chocolate diet, mas é preciso lembrar que este não possui açúcar, porém possui alta taxa de gordura, deixando-o mais calórico que os não diets”, ressalta a nutricionista.

Por isso, o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente o ao leite e o branco. A especialista recomenda um consumo médio de 50 gramas por dia, principalmente de chocolate amargo. “O amargo possui mais cacau em sua composição e menos gordura, tornando-o mais saudável, apesar de ter praticamente o mesmo valor calórico do ao leite ou branco”, finaliza.

Serviço:
Teresina Mendes dos Santos - nutricionista
Pós-graduada em Nutrição Clínica na Universidade Federal do Paraná.
Tel. (41) 8804-1102.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas