Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/03/2008
Atividade física X Segurança

Retomar ou iniciar uma atividade física merece cuidados especiais para que o corpo se adapte à nova rotina de exercícios

Como a maioria das pessoas diz, é depois do carnaval que o ano realmente começa. E na corrida para retomar as atividades do dia a dia está também a volta à academia. Afinal, o “ficar em boa forma” ocupa, muitas vezes, o topo das prioridades daqueles que se preocupam não só com a estética, mas também com um corpo saudável. O que fazer, então, se está longe da tão sonhada silhueta? “Alimentação saudável, dormir bem e se exercitar são os pilares da manutenção do corpo”, afirma o educador físico Júlio Marchetti. Mas não é só. Além de se alimentar e dormir bem é preciso também saber dosar os exercícios feitos na academia, em casa ou no parque.

Por onde começar? “Ao ingressar na academia, o aluno deve fazer uma avaliação física e médica, além de conversar com o professor que irá orientá-lo, sem falar que é importante revelar os motivos que o levaram ali”, esclarece Marchetti, que é personal trainer. Para ele, se o indivíduo está “parado” há mais de três meses, é preciso que passe por um período de adaptação prática, o que pode levar “de três semanas a dois meses”. Essa fase pode ser um tanto monótona, pois a intensidade dos exercícios é baixa, mas vale a pena, segundo o personal, esperar o que ainda “está para vir”.

Devagar com a pressa

Em geral, as pessoas têm pressa em ver os resultados da malhação e, muitas vezes, querem fazer tudo ao mesmo tempo. É preciso dosar a intensidade e a quantidade de horas que o aluno permanece na academia para que não ocorram lesões desnecessárias. O corpo precisa se adaptar à nova rotina de exercícios, e isso acontece aos poucos. Para isso, é preciso que um educador físico experiente acompanhe todo o processo.

Perguntas e respostas para quem quer começar

Quais são os melhores horários, qual é a freqüência semanal e a idade adequada etc, são perguntas corriqueiras feitas principalmente pelos que querem iniciar a prática de exercícios. Porém, antes de tudo, é preciso que o profissional conheça a pessoa, saiba como está fisicamente, qual é sua disponibilidade de tempo e que tipo de alimentação está acostumada a ter. E mais: “É imprescindível começar devagar, com poucas vezes por semana e com tempo curto em cada sessão. Mais importante ainda é alcançar a mudança de hábitos”, ressalta Marchetti, que acrescenta que o horário mais conveniente, por exemplo, é aquele em que o aluno se sente melhor.

Para desmistificar a questão da idade mais indicada para começar os exercícios, Julio Marchetti afirma que “desde que a adequação necessária seja feita por um profissional competente, qualquer idade é permitida”.

São vários os ingredientes importantes na hora da malhação. Entre eles estão ativamente a força de vontade e a perseverança. Então, seja para retomar as aulas na academia ou com o personal trainer, ou até mesmo iniciar uma nova fase no cuidado com o físico, a hora é agora. Afinal, 2008 “acaba de começar”.

Julio Marchetti tem 29 anos e é educador físico na cidade de São Paulo. Atua na profissão desde 1999, e seus alunos têm entre 22 e 55 anos.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Dicas de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas