Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/02/2008
Triglicérides, uma gordura diferente?

O médico deu a notícia: será preciso controlar os níveis dos triglicérides. Você entendeu? O primeiro passo é fazer alguns ajustes na dieta. Obesos e pessoas com diabetes descompensado devem ficar mais atentos ao controle do triglicérides.

As gorduras são compostos muito diferentes entre si, o que torna difícil para o leigo entender o significado de cada uma delas. Em comum possuem a característica de serem insolúveis em meio aquoso como o sangue, necessitando se ligar a proteínas para serem transportadas na circulação. Esses transportadores de gorduras são as frações HDL, LDL e VLDL que são bem conhecidas das pessoas em geral por serem dosadas nos exames de sangue utilizados para avaliação do perfil lipídico.

A primeira idéia a ser assimilada é a de que a fração HDL transporta uma fração do colesterol que é benéfica ao organismo, pois capta o colesterol das artérias e o leva de volta ao fígado, onde ele será processado e eliminado através da bile. A segunda fração carreadora de gorduras é o LDL, que transporta uma forma de colesterol muito perigoso, pois se acumula nas paredes das artérias, formando placas que podem causar a obstrução das mesmas.

Agora, falta entender o terceiro tipo de proteína transportadora de gordura: as VLDL. Elas carregam os triglicérides, um grupo heterogêneo de gorduras que corresponde a 98% da gordura total de nossa dieta, sendo compostos pelas gorduras saturadas, insaturadas, além das gorduras hidrogenadas. “Quando em excesso, os triglicérides se depositam em células chamadas adipócitos, sendo esse depósito maior, quanto maior for a ingestão dessas gorduras ou de seus precursores”, explica a endocrinologista Ellen Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Assim, os triglicérides representam a forma pela qual as gorduras são armazenadas em nosso organismo e constituem a nossa maior reserva de energia. Um homem de 70kg de constituição média, por exemplo, possui cerca de 15kg de triglicérides depositados em seus adipócitos, o suficiente para suprir suas necessidades energéticas por até 12 semanas. “Os carboidratos como a glicose também podem ser armazenados e utilizados como fonte de energia imediata, tendo ainda algumas vantagens sobre os triglicérides para suprir as necessidades do corpo humano, mas essa fonte se esgota em pouco mais que 12 horas de jejum”, explica Ellen Paiva.

Fontes dos triglicérides ...

Uma característica marcante dos triglicérides é que eles podem se originar não somente da ingestão de gorduras, mas de qualquer fonte nutricional em excesso, ou seja, quando ingerimos carboidratos em excesso, eles se transformam em triglicérides para serem armazenados. “Dessa forma, podemos entender que em todo quadro de obesidade, há aumento dos triglicérides armazenados, mesmo quando as dosagens sangüíneas são normais”, alerta a médica.

Dentre as gorduras, as fontes de triglicérides vão desde os óleos vegetais, incluindo o azeite, laticínios integrais como manteiga, iogurtes, queijos e requeijões a carne bovina e todo tipo de gordura animal. “Todos estes alimentos são compostos por misturas de variados tipos de triglicérides”, explica Ellen Paiva, que também é médica nutróloga.

Outra fonte importante de triglicérides são os carboidratos em geral e, a glicose, em especial. Ela faz parte da molécula dos triglicérides, uma vez que dá origem ao glicerol, um componente comum a todos os diferentes tipos de triglicérides. “Nesse sentido, podemos compreender a forte ligação dos triglicérides ao metabolismo dos diabéticos. O excesso de glicose no sangue acaba por acelerar a produção de triglicérides, sendo eles a principal alteração lipídica encontrada nos diabéticos, principalmente quando estão descompensados”, afirma Ellen Paiva.

Finalmente, um fator importante para a elevação dos triglicérides em nosso organismo é o consumo de bebidas alcoólicas. O etanol é fonte precursora da síntese de triglicérides principalmente em ingestões freqüentes, tornando-se um estímulo poderoso e persistente que pode levar a quadros de excesso de triglicérides.

O que o médico quis dizer...

Quando dosamos o colesterol total, estamos avaliando vários tipos de gorduras no sangue, pois ele representa a somatória de todas elas, incluindo os triglicérides. Estaremos avaliando o bom colesterol ou HDL, o mau colesterol ou LDL e os triglicérides que dão origem ao VLDL colesterol (VLDL = triglicérides ÷ 5). “Logo, quando temos colesterol total elevado, isso nem sempre significa que o nosso mau colesterol está elevado, pois, todas as vezes que os triglicérides sobem no sangue, eles influenciam a dosagem do colesterol total através da elevação do VLDL colesterol”, explica a endocrinologista Ellen Paiva.

“A dosagem sangüínea do triglicéride é um meio prático para avaliar o metabolismo das gorduras. O peso corporal dá a medita exata do excesso de nutrientes ingeridos e depositados sob a forma de triglicérides. Por isto, as consultas médicas periódicas são muito importantes”, informa a diretora do Citen. Para obtermos resultados laboratoriais confiáveis dos níveis basais de triglicéride é preciso estar pelo menos 12 horas em jejum e não ter ingerido bebidas alcoólicas há pelo menos 72 horas quando o sangue for coletado.

Orientações nutricionais para redução dos triglicérides:

1)Em comparação com as outras gorduras, os triglicérides são as de mais fácil controle. "A reeducação alimentar individualizada, com a orientação de um nutricionista ou de um médico habilitado em Nutrição, corrige a maior parte dos casos, sem sofrimento", diz Ellen Paiva. As modificações na dieta são bastante eficazes, especialmente porque elas afetam os níveis de triglicéride de forma muito mais evidente do que os do colesterol;

2)“Diferente dos quadros de elevação do LDL colesterol, onde a ordem é reduzir a gordura de origem animal, presente nas carnes, ovos e laticínios integrais como leite e iogurtes, queijos e manteiga; a elevação do triglicéride requer a perda de peso dos pacientes obesos e o controle da ingestão de álcool e de carboidratos nos pacientes em geral”, explica Ellen Paiva. Na maioria das vezes, a perda de peso através de dietas balanceadas, aquelas que contêm em média 50% do valor calórico total na forma de carboidratos, já é suficiente para a normalização dos triglicérides nos pacientes com sobrepeso ou obesidade ou o controle do diabetes nos pacientes portadores da doença;

3) Fique atento à forma como você prepara os alimentos. Troque a margarina e reduza o óleo do refogado. Utilize mais suco, água, molho de ervas ou vinho para o preparo dos alimentos. “Prefira grelhados, assados, cozidos ou preparações feitas no microondas, na churrasqueira ou no vapor”, recomenda a nutróloga;

4) Ao consumir produtos industrializados, verifique a composição nos rótulos das embalagens para evitar o consumo excessivo de gordura saturada, gorduras hidrogenadas, manteiga de cacau, banhas, óleo de coco ou de dendê;

5) As fibras têm papel muito importante na dieta, pois diminuem o tempo que o alimento permanece no intestino, reduzindo, portanto, a quantidade de gordura absorvida. “Para reduzir o triglicéride, consuma alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas, hortaliças cruas e leguminosas: feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha”, recomenda a profissional;

6) Os ácidos graxos ômega 3, presentes no óleo de peixes como o salmão, truta, cavala, arenque, atum e bacalhau frescos são importantes para quem precisa reduzir os triglicérides. Para atender às necessidades basais, entretanto, basta o consumo dos óleos vegetais - soja, milho, girassol ou canola - no preparo dos alimentos;

7) O consumo exagerado de carboidratos simples, como doces e açúcar também é prejudicial. O excesso é transformado em gorduras, desequilibrando os níveis dos triglicérides no sangue. “Prefira a versão light de refrigerantes e evite sobremesas”, aconselha Ellen Paiva;

8) Evite o consumo excessivo e regular de bebidas alcoólicas. O etanol intensifica a síntese dos triglicérides e pode agravar qualquer caso de elevação prévia dos triglicérides, podendo inclusive ser o fator causal da alteração.

Cuidado especial

Há ainda algumas doenças genéticas caracterizadas pela elevação dos triglicérides com valores que vão muito além de 1000mg/dL (VN até 150mg/dL em adultos). “Estes pacientes nascem com deficiências enzimáticas e não conseguem eliminar triglicérides ou seus precursores ou até produzem triglicérides de maneira exagerada”, diz Ellen Paiva.

Nesses casos, os pacientes podem até ser magros e comerem pouco carboidratos, mas, mesmo assim terão valores elevados dos triglicérides. Eles precisarão sempre de medicamentos que reduzam os níveis dessas gorduras no sangue, além de dieta rigorosa. “Felizmente, esses casos são poucos, sendo a regra os pacientes com obesidade e diabetes descompensado e que não conseguem seguir uma dieta com orientação nutricional adequada”, afirma a médica.

SERVIÇO:
CITEN - Centro Integrado de Terapia Nutricional
Endereço: Rua Vergueiro, 2564. - Conjuntos 63 e 64 - Vila Mariana
São Paulo-SP - Telefone: (11) 5579 1561/5904 3273.
www.citen.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas