Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

27/02/2006
Líquido ou sólido

Existem algumas pessoas que não gostam das frutas in natura, cruas, preferindo-as em forma de suco. Algum problema nesta substituição? Existe perda de nutrientes? Vamos ver...

No caso das frutas, além de saborosas, elas são fundamentais para a boa saúde, oferecendo vitaminas, sais minerais e fortalecendo as defesas do organismo. As propriedades benéficas para a saúde estão presentes sejam cruas ou batidas em forma de suco.
Se lembrarmos que até o século 19, a maioria das civilizações não incluía as frutas na alimentação, concluímos que este hábito de comer frutas pode ser chamado de recente. Os motivos para comermos frutas são diversos, pois elas são coloridas, são tenras, apetitosas, macias, suculentas, azedinhas, bem docinhas, enfim, cada um tem o seu motivo, mas são unanimemente irresistíveis.

O sabor e o colorido das frutas são duas marcas registradas. Para quem se queixa do calor, as frutas são opções refrescantes, batidas com muito gelo e água e servidas como suco. Para aqueles que já gostam das estações quentes, as frutas só acrescentam prazer aos dias de verão.

Sua saúde com as frutas

Com a variedade de sabores, cores e texturas, as frutas são fontes de sais minerais, e também contribuem para fortalecer o sistema imunológico. Elas têm ação específica na prevenção e controle de algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue, além de facilitar o desempenho de todo o sistema digestivo. Com tantas propriedades, o consumo de frutas interfere em praticamente todas as ações do nosso organismo, combatendo desde doenças alérgicas como a asma até enfermidades graves como vários tipos de câncer. Por conterem muitas fibras, substâncias que não são digeridas, as frutas são de grande valia para o trato intestinal. Quem come pelo menos duas porções de frutas por dia, qualquer que seja essa fruta, terá muito mais chance de evitar a constipação, um problema que provoca desde mau humor até câncer do intestino.

Em geral, não há grande diferença em se consumir em forma de sucos, desde que o suco natural (não coado) seja feito na hora e consumido em seguida. O suco de laranja que fazemos em casa, por exemplo, tende a perder suas propriedades depois de algumas horas, mesmo mantido em geladeira. Os bons sucos naturais industrializados, que não se estragam rapidamente porque são "protegidos" por conservantes, costumam manter quase todas as propriedades de um suco fresco, com a vantagem de poder ser armazenado e tomado a qualquer hora.

Se você tem dúvida entre morder a fruta e beber o suco, lembre-se que o mais importante é ingerir a fruta, seja da maneira que for. A água que se adiciona ao suco, desde que seja absolutamente potável, vem suprir a necessidade de líquido do nosso organismo. Por outro lado, ao mastigarmos a fruta crua, estaremos estimulando todo nosso sistema digestivo. Portanto, a dúvida cruel está sanada, abuse das frutas e aproveite os benefícios, seja mordendo e mastigando ou bebendo e hidratando-se com um bom suco de frutas!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas